Nos dias 14, 15 e 16 de março professores do todo o país participa da marcha nacional a Brasília, que visa chamar a atenção dos gestores públicos, quanto ao não cumprimento da lei nacional que estabelece um piso mínimo nacional aos professores do magistério e com formação superior.
O Acre se fará presente no evento nacional com membros da diretoria estadual. Ao mesmo tempo em que as escolas de todo o estado paralisam suas atividades.
Segundo João Sandim, vice-presidente do SITEAC estadual, no Acre os professores realizam uma paralização de advertência nesta sexta feira 16, enquanto que representantes de todos os núcleos participam de um ato estadual em Rio Branco, em frente ao Palácio do governo, que visa chamar a atenção das autoridades quanto à necessidade de se fazer cumprir a lei nacional do magistério que estabelece valores mínimos a serem pagos aos professores.
O sindicalista disse que devido o ano eleitoral, está descartada uma greve que busque o cumprimento da lei ainda este ano. No entanto, destacou que caso as prefeituras e o estado não cumpram a lei que estabelece o piso nacional, o ano letivo de 2013 poderá não ser iniciado, sem que estado e municípios cumpram o que está estabelecido.
Tribuna do Juruá – Adelcimar Carvalho