“Estamos observando que o que mais tem matado no trânsito é o excesso de velocidade e desrespeito a sinalização”, disse o diretor da 1ª Ciretran, Valdeci Dantas. A maioria das vítimas é jovem, tem idade entre 18 e 29 anos. Já os maiores causadores de acidentes no Acre se encaixam na faixa etária de 30 a 59 anos, isso porque, segundo o Detran, a maior parte requereu a habilitação antes do código de trânsito que entrou em vigor em 1997.
O município de Cruzeiro do Sul tem registrado um aumento significativo na frota de veículos. Entre agosto de 2011 e agosto de 2012 houve um acréscimo de três mil veículos. Com isso, já são mais de 18 mil documentados na própria cidade, fora a circulação de carros de outras regiões que aumentou desde a abertura definitiva da BR-364.
A aposta do Detran em Cruzeiro do Sul é no trabalho de educação com os futuros condutores. As atividades são realizadas em escolas infantis, de nível fundamental e médio. A Ciretran implantou uma série de atividades extracurriculares nas escolas de ensino médio, ministrando aulas do curso teórico sobre normas de trânsito. A intenção do projeto é preparar mais estudantes para se tornarem condutores mais conscientes.
Tribuna do Juruá – Jorge Natal