Ícone do site Tribuna do Juruá

Agência Fluvial da Marinha completa um ano em CZS e homenageia alunos e amigos da instituição

Na manhã desta sexta-feira (06) a Agência  Fluvial da Marinha do Brasil realizou uma solenidade em Comemoração ao 1º ano de instalação da agência em Cruzeiro do Sul, condecorando cidadãos cruzeirenses com o a medalha “Amigos da Marinha” e homenageando seis estudantes premiados no concurso de redação “Operação Cisne Branco”.

Os cruzeirenses homenageados pelos relevantes serviços prestados junto à Marinha foram Armédio  Cameli Teles e Aersandro Melo Cameli, o conhecido “Sandrinho”. Armédio acompanha os trabalhos realizados pela Marinha há mais de 08 anos, através do serviço de saúde oferecido pelo Navio Hospitalar, e por esse feito teve a honra de receber a homenagem.

“Esse é um ato novo para mim, que graças à Deus se deve a uma parceria da secretaria de saúde com a Marinha do Brasil através do serviço prestado, eu apoio o serviço do navio na parte logística, e é importante receber esse reconhecimento”, relatou o homenageado.

Aersandro também sentiu-se honrado em receber a condecoração de amigo da marinha.“Eu sempre estou apoiando todas ações da Marinha, e para mim é um orgulho receber essa homenagem”, disse.

A medalha Amigos da Marinha foi criada em agosto de 1966  para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.

Durante a solenidade também foram entregues a premiação para seis alunos vencedores da redação “Operação Cisne Branco”, das Escolas São José e Professor Flodoardo Cabral. Cássia Lima, estudante do 8º ano da Escola São José desenvolveu o tema: “Amazônia Azul, um bem a ser protegido”.

“Usei na minha redação uma linguagem formal, demonstrando os pontos importantes para poder expor o sentindo da Amazônia Azul. É um sentimento de alegria, satisfação e uma honra, não só para nós alunos, mas para nossa escola também”, explicou a aluna campeã do ensino fundamental.

Já a estudante do ensino médio da Escola Flodoardo Cabral, Maria da Conceição, recebeu como tema: “Amazônia Azul e o mar do Brasil”.

“ No inicio não foi tão fácil, mas com empenho e dedicação consegui colocar meus pensamentos de forma correta e alcançar essa vitória conseguindo o 1º lugar”, falou.

A Marinha do Brasil e instalou em Cruzeiro do Sul, em dezembro do ano passado. Antes a agência fluvial mais próxima ficava em Eirunepé, distante 889 km do município. Segundo Capitão Viana, comandante da Agência Fluvial em Cruzeiro do Sul uma das dificuldades para atuação é a questão cultural dos navegantes, que em algumas vezes resistem em aderir as regras da navegação.

“Nós estamos realizando um trabalho educativo no município ao longo desse ano. E hoje além de comemorar a instalação da agência há um ano na cidade também estamos condecorando dois cruzeirenses com a medalha “Amigos da Marinha” e premiando os alunos campeões no concurso de redação “Operação Cisne Branco”, finalizou o comandante.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Sair da versão mobile