Os cruzeirenses homenageados pelos relevantes serviços prestados junto à Marinha foram Armédio Cameli Teles e Aersandro Melo Cameli, o conhecido “Sandrinho”. Armédio acompanha os trabalhos realizados pela Marinha há mais de 08 anos, através do serviço de saúde oferecido pelo Navio Hospitalar, e por esse feito teve a honra de receber a homenagem.
A medalha Amigos da Marinha foi criada em agosto de 1966 para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.
Durante a solenidade também foram entregues a premiação para seis alunos vencedores da redação “Operação Cisne Branco”, das Escolas São José e Professor Flodoardo Cabral. Cássia Lima, estudante do 8º ano da Escola São José desenvolveu o tema: “Amazônia Azul, um bem a ser protegido”.
Já a estudante do ensino médio da Escola Flodoardo Cabral, Maria da Conceição, recebeu como tema: “Amazônia Azul e o mar do Brasil”.
A Marinha do Brasil e instalou em Cruzeiro do Sul, em dezembro do ano passado. Antes a agência fluvial mais próxima ficava em Eirunepé, distante 889 km do município. Segundo Capitão Viana, comandante da Agência Fluvial em Cruzeiro do Sul uma das dificuldades para atuação é a questão cultural dos navegantes, que em algumas vezes resistem em aderir as regras da navegação.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery