A intenção é reaproximar doadores antigos e atrair novos voluntários
De acordo com a enfermeira Simone Costa, está havendo uma grande dificuldade em repor o estoque, pois candidatos são aprovados na pré-triagem, mas não retornam para a doação. A enfermeira aproveita para também convida que tem interesse de ser doador.
“As pessoas que desejam se candidatar a doador que venham até o Hemonúcleo se cadastrarem. O procedimento e muito simples e a pessoa ainda fica em dia com a saúde, pois aqui são feitos os mais diversos tipos de exames e todos sem nenhum custo”, disse.
Os voluntários devem se encaminhar até o Hemonúcleo com um documento com foto, fazer o cadastro e submeter-se aos exames de triagem. Antes não era possível menores de 18 anos doarem. Agora, os maiores de 16 anos, acompanhados dos pais podem também fazer esta boa ação.
Calcula-se que se houvessem cinco doadores por dia, o estoque seria sempre suficiente. Mas, há dias em que não aparece nenhum um doador. Para ser doador é necessário ter entre 18 e 65 anos, bom estado de saúde e não sofrer nem haver tido doenças infecciosas.
Tribuna doJuruá – Dayana Maia