O movimento saiu da agência da Caixa Econômica em direção ao Banco do Brasil
“Nós começamos esse movimento na quinta-feira, esse movimento é em favor também dos nossos clientes. Todas as categorias fizeram greve reivindicando os seus direitos, e agora chegou a nossa vez”, falou o representante sindical do Banco da Amazônia, Gutemberg Chaves.
Os grevistas querem um aumento de 11, 93%, que inclui reajuste do piso salarial e reposição da inflação. A Federação dos Bancos (Fenaban) ofereceu 6,1%, mas o movimento rejeitou.
A sindicalista Cibele Rezende, da Caixa Econômica Federal, ressalta que o objetivo da greve é apenas parar os lucros dos bancos. “ Em momento nenhum queremos causar os transtornos aos nossos clientes, apesar de já está causando. Essa é a única maneira de sermos vistos de alguma forma e mudar as nossas condições e a dos clientes, dando um atendimento de qualidade”, falou.
Os servidores são ainda contra a terceirização, proposta através do um projeto de lei 4330. Eles são a favor da contratação imediata de novos funcionários através de concurso público. Segundo os sindicalistas a Fenaban além de negar aumento real nos salários, pisos, e todas as verbas salariais, ainda ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery