Ícone do site Tribuna do Juruá

Câmara de vereadores aprova PCCR da Educação Municipal

A legislação passa a vigorar a partir de 2015. Além dos professores, a lei também beneficiará a todos os funcionários da Secretaria de Educação

Neste ano o natal será uma data ainda mais especial aos profissionais da Educação em Cruzeiro do Sul. Isso porque, o Projeto de Lei Nº 012/2014, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o plano de cargos, carreira e remuneração para os integrantes do quadro do magistério público foi aprovado por unanimidade, pela Câmara de Vereadores nessa quarta-feira, 17, durante sessão extraordinária.

Entre as principais mudanças previstas pelo plano, destacam-se a sexta parte para professores que completarem 25 anos de atuação em sala de aula, a redução da jornada de trabalho de 40 para 30 horas aos profissionais de apoio administrativo, com garantia de gratificação aqueles que concluíram ensino médio ou superior, bem como aos professores com formação continuada.

A proposta que estabelece o PCCR, criando o respectivo quadro de cargo assegura importantes vantagens aos profissionais de acordo com o secretário Municipal de Educação, Ivo Galvão, que também afirmou ser esta uma reivindicação antiga da classe, mas que agora foi conquistada com muito estudo e planejamento.

Em 110 anos de história, pela primeira vez uma gestão pública municipal demonstra atenção especial na área da Educação. A despeito do que vem acontecendo em vários municípios acreanos e em nível de estado onde o descaso com o funcionalismo público é evidente, em Cruzeiro do Sul a Prefeitura tem conseguido estabelecer uma política de investimentos invejável.

“Agora com o Plano de cargos, carreira e remuneração cumprimos também um pacto firmado com estes profissionais que durante muitas outras administrações ficaram esquecidos. Desde que assumi a Prefeitura de Cruzeiro do Sul tenho trabalhado para proporcionar uma melhor qualidade de vida da população. E a Educação sempre foi uma grande preocupação minha. Essa justa conquista da categoria é mais uma das muitas ações de um projeto que construímos para melhorar a educação do nosso município. Agradeço a todos os envolvidos nesta luta, em especial a Câmara Municipal, por aprovarem a lei que valoriza ainda mais nossos servidores”.

Fechando o sexto mês ano de administração, o prefeito Vagner Sales já construiu cerca 60 escolas, ou seja, quase que uma escola a cada mês de administração. Os investimentos chegam a toda estrutura educacional e vai desde à melhoria da qualidade do ensino à valorização dos profissionais.

Com tantos investimentos, o resultado se torna visível em todos os níveis da Educação. Elevando de sete mil para 11 mil, o número de alunos da rede municipal, com total garantia e suporte, desde merenda, transporte e material escolar.

A municipalização da Educação Infantil também fecha o ano de 2014 com resultado bastante positivo. O aumento de 18 para 24 escolas que atendem crianças, na área urbana e rural do município totalizando mais de quatro mil e duzentas crianças inseridas nesse atendimento. Para 2015, já estão em fase de planejamento à construção de novas escolas e reforma e ampliação de outras sete escolas infantis.

Além dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul tem garantido os percentuais constitucionais em Educação.

Sair da versão mobile