Ícone do site Tribuna do Juruá

CAPS realiza dia de interação com pacientes

Bem mais valioso do que qualquer remédio, o dia de interação realizado entre os pacientes do Centro de Atendimento Psíco Social (CAPS) proporcionou durante toda a manhã desta quinta-feira (12) diversão, alegria e entretenimento  para os participantes. Mais de 100 pessoas participaram das atividades que aconteceram no Ginásio Poliesportivo Jader Machado.

“Eu nunca tive um dia tão maravilhoso como hoje, muito bom, muita diversão. É muito importante que nós tenhamos sempre atividades como essas. Eu pelo menos que sofro de depressão preciso sair de casa, conversar com outras pessoas, me divertir, e hoje estou tendo esse momento maravilhoso”, falou a paciente do CAPS, Elita Pinheiro da Costa.

Entre as principais ações realizadas, os pacientes participaram de danças, brincadeiras, aferição de pressão, palestras com os educadores físicos, psiquiatras e psicólogos, além de muita musica ao vivo tocada por Alberam Moraes. Segundo o psiquiatra do CAPS, Drº Henrique Bouchat, as atividades de interação fazem parte do tratamento.

“Essas são pessoas que muitas vezes estão afastadas da sociedade, devido o preconceito, muitas vezes a própria família abandona, e o que nós estamos fazendo aqui é parte de um trabalho já realizado no CAPS. Nós temos nove grupos trabalhados na parte de recuperação da sua imagem, da sua alto estima, gradativamente também incentivados a terem uma atividade”, explicou o médico.

Segundo o diretor do CAPS em Cruzeiro do Sul, Paulo Roberto, atualmente existem cadastradas na instituição mais de seis mil pessoas, devido a instituição ser referencia também para os municípios vizinhos de Rodrigues Alves, Manco Lima, Thaumaturgo, Porto Walter, Ipixuna e Guajará.

“Infelizmente essa demanda é grande e crescente.Nós percebemos que cada vez mais é necessário fazer atividades terapêuticas com os pacientes, o tratamento não se resume apenas na parte ambulatória e remédios, os medicamentos realmente ajudam, mas temos que fazer um trabalho conjunto”, concluiu.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Sair da versão mobile