Os servidores públicos e de outras instituições que foram convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral para trabalhar como mesário no dia 5 de outubro, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, deverão comparecer para o treinamento que começou esta semana. Todos foram informados do local da capacitação que será ministrada por turmas durante o período da manhã e da tarde.
Durante o treinamento, que dura poucas horas para cada turma, os mesários recebem as instruções necessários para o manuseio das urnas na hora da votação, são orientados sobre a recepção aos eleitores e são informados sobre todos os cuidados para evitar problemas na hora da eleição. O objetivo da capacitação, que envolve teoria e prática, é oferecer informações necessárias à correta condução dos trabalhos no dia da votação, bem como organizar a seção, ligar a urna e habilitar o eleitor para a votação.
A Juíza responsável pela Zona Eleitoral, Evilin Bueno, informou que houve poucas substituições de mesários que alegaram não poder participar do pleito. “Alguns informaram que estarão trabalhando no dia da eleição, outros afirmaram ser parentes de candidatos e alguns por motivo de doença. Estamos analisando cada caso e até agora foi preciso fazer poucas substituições” – disse a magistrada.
Bueno alertou que os mesários convocados tem obrigatoriedade de trabalhar o pleito, exceto os que foram dispensados por motivos justificados. Quem não comparecer poder ser penalizado com multa. Os que participaram da eleição terão direito a dois dias de folga, na empresa onde exerce atividades profissionais, por cada dia que atuou como mesário no pleito eleitoral.
Tribuna do Juruá