Ícone do site Tribuna do Juruá

Casos de malária em queda no Juruá

Diagnóstico do Setor de Endemias apontou redução de 44% dos casos de malária entre 2010 e 2011.

O auditório da escola Dom Henrique Ruth foi o local onde os agentes em endemias de Cruzeiro do sul se reuniram na manhã dessa terça-feira, 10.

Durante o encontro, dados relevantes sobre os casos de malárias na cidade foram expostos. A doença teve uma queda de 44%, mediante uma comparação entre 2010 e 2011.

De acordo com o supervisor geral dos agentes, Leonísio Mendonça, todos os anos os profissionais fazem um balança geral das atividades desenvolvidas e avaliam com base nos dados traçam novas estratégias de controle e combate a doença.

Todos os dias, uma média de 140 agentes de endemias saem a campo, distribuídos em zonas, que correspondem aos distritos trabalhados. Heleno Freitas, é supervisor do Distrito 1, que corresponde a Br. 364 e ramais adjacentes. Junto a 15 profissionais ele realiza a coleta, seguido pelo diagnóstico, e o acompanhamento do tratamento.

Para Freitas, além do trabalho dos agentes, a conscientização das comunidades é fundamental para o êxito das ações propostas. “Nosso trabalho é intenso, mas com a ajuda da população tudo fica mais fácil. E graças a Deus temos recebido todo apoio e compreensão pelas comunidades por onde vamos. Portanto, esta redução de malária  é uma conquista de todos nós”, finalizou.

Tribuna do Juruá – Dayana Maia

Sair da versão mobile