Muito dos participantes desceram dos carros e foram dançando e cantando pelas ruas de Cruzeiro do Sul.
A concentração aconteceu no bairro Miritizal, quando por volta das 9h30 os participantes saíram da Ponte sobre o Rio Juruá , em direção a Avenida Mâncio Lima, 25 de Agosto, bairro do Formoso, e seguiram pela Rodovia AC-405 até o Rancho Vó Isaura, completando um percurso aproximado de nove quilômetros. O chefe do Instituto do Meio Ambiente do Acre, Igor Neves, explicou que o órgão realizou a fiscalização em todo percurso.
Durante todo trajeto diversos órgão estiveram envolvidos, desde Policia Militar, Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Ministério Publico, Idaf, Imac, Ciretran, entre outros. O diretor da Vara da Infância, Narcelio Siqueira, falou que a fiscalização foi voltada para menores conduzindo veículos e em cavalos, como também acompanhados com responsáveis ingerindo bebidas alcoólicas.
“Esta acontecendo a fiscalização em parceria com o Ministério Público e o pessoal de apoio do Creas, da portaria da meritíssima juíza, Drª Admaura, no sentido de fiscalizar se existem menores em situação de risco, ingerindo bebida alcoólica ou conduzindo veículos não autorizados. Este ano foi bem mais tranquilo do que no ano passado, e continuamos com as fiscalizações a noite no parque de exposições”, falou.
De acordo com o comandante da Policia Militar em Cruzeiro do Sul, Major Lázaro Moura, nenhum incidente foi registrado neste ano durante o percurso.
“Fica até difícil para mensurarmos a quantidade de pessoas que participaram, mas foi uma das que reuniu o maior publico, muitas pessoas participaram. Transcorreu tranquilo até a chegada não teve ocorrências e nenhuma pessoa foi encaminhada para delegacia”, destacou.
O gerente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre, Marcos Pereira, falou que neste ano foi registrado o maior numero de pessoas participando do evento.
“Mais uma vez superam –se as expectativas em relação ao público . A organização fazendo e com que a cavalgada ocorra de maneira ordeira, e toda comunidade se divertindo com ordem e segurança”, disse.
Willer Borges o diretor da comitiva ‘Os Desembestados’ disse que se sentiu muito feliz em participar do evento que aconteceu de forma muito segura esse ano.
‘’ Foi bem emocionante nossa comitiva participou pela primeira vez, gostamos muito e adquirimos experiência para cavalgadas futuras’’, afirmou.
Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa