Ícone do site Tribuna do Juruá

Centenas de fiéis participam da abertura do Novenário de Nossa Senhora da Glória

A festa teve início com a missa e o hasteamento das bandeiras

Centenas de fiéis católicos fizeram questão de prestigiar a abertura do Novenário de Nossa Senhora da Glória, padroeira de Cruzeiro do Sul (AC). A maior festa religiosa do Acre, uma das mais importantes da Amazônia, teve início nesta segunda-feira (05), e foi oficialmente aberto com o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e de Nossa Senhora da Glória, após a santa missa. Na sua 95ª edição, o novenário, que teve início em 1918, ainda nos Altos do Morro da Glória, atrai pessoas de diversas localidades.

Dona Maria Jardilína,72, participa todos os anos da festa religiosa, e para ela a fé está acima de qualquer outra coisa.

“Todos os anos eu estou aqui, Graças a Deus. Eu venero muito Nossa Senhora da Glória, e tenho muita fé. Eu espero que esse novenário seja muito feliz, traga tudo de bom, que venham muitas bênçãos”, falou a católica.

Com a igreja lotada, foi dado início à missa celebrada pelo bispo Dom Mosé Pontelo, Padre Nilson e Padre Joaquim.  Os coroinhas ainda realizaram uma bela apresentação durante a entrada religiosa. Neste ano a igreja traz como Tema a ser refletido pelos fiéis: Ano da Fé e Juventude, lembrando o ano da Jornada da Juventude, que aconteceu no Brasil, contando com a presença do Papa, e traz como Lema: Maria, sinal de esperança para nossa juventude.

Neste ano a bandeira foi hasteada pelo prefeito em exercício Mazinho Santiago, pelo Comandante do 61º Bis, Tenente Coronel Guerra e pelo empresário Linker Cameli, representando a mãe Beth Cameli. Ao som da Banda do 61º Bis e do coral do Popular do Ifac, as bandeiras foram hasteadas, durante o hasteamento foram tocados os Hinos de Cruzeiro do Sul, do Acre, de Nossa Senhora da Glória e o Hino Nacional. O prefeito em exercício participou da festa e considerou o evento bem organizado.

“ Esse novenário tem tudo para ser o melhor dos últimos anos, devido a organização, a equipe da igreja e a direção que se empenhou muito, então eu espero que seja um belo novenário, que está sendo apoiado pela prefeitura, desde as barracas, a pintura, a limpeza, e essa participação é muito importante”, relatou o prefeito em exercício Mazinho Santiago.

Seu Alberto Brito,80,sacristão e ministro da eucaristia, chegou em Cruzeiro do Sul em 1952, e de lá para cá nunca deixou de participar do novenário. Ele lembrou quando a festividade era realizada no Alto do Morro da Glória.

“De 1952 até hoje nunca perdi nenhum novenário. Lá em cima nós tínhamos o novenário no Alto da Glória, lá era bem diferente, tínhamos menos gente do que hoje. Algumas pessoas saíram da igreja, mas mesmo assim a igreja continua forte, pois os verdadeiros fiéis continuam”, mencionou o ministro da eucaristia.

O novenário acontece do dia 06 à 15 de agosto. Todas as noites serão realizadas novenas e celebrações, iniciando as 19h. O bispo Dom Mosé espera a participação de toda população durante a programação.

“ Como sempre espero que tudo se desenvolva com muita tranqüilidade, boa participação da população, em todos os sentidos, sentido espiritual, humano, de convivência e sentido de festa. Que nossa senhora dê a todos uma festa bonita”, relatou o bispo.

O novenário encerra dia 15 com a procissão, que costuma levar milhares de fiéis as ruas, e com o show do cantor Cleiton Saraiva.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Sair da versão mobile