Sob o lema Quem Ama Vacina, dez equipes de vacinadores do Centro de Zoonose de Cruzeiro do Sul Cruzeiro estão passando em todos os domicílios para vacinar cães e gatos. A meta é atingir cerca de 14 mil animais até o dia 31 deste mês, quando termina a campanha. Uniformizados e imunizados, os vacinadores tiveram um treinamento feito por um veterinário e uma bióloga. A vacina é grátis e visa proteger a população da raiva, uma vez que o animal vacinado não pode transmitir a doença aos seres humanos.
A raiva é um vírus difundido do animal para o homem, sendo considerada uma zoonose. A doença ataca o sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) dos animais mamíferos. O vírus é transmitido por meio de mordidas, arranhaduras profundas ou quando o animal lambe a pele lesionada de outro animal ou pessoa. Após o início dos sintomas, o animal infectado normalmente adoece e morre de quatro a sete dias. A maioria dos casos de transmissões ocorre através de cachorros e gatos para o homem.
Porém, outros animais contaminados também podem transmitir, como os morcegos, furões, guaxinins e raposas, gambás, coiotes, dentre outros. Os sintomas da raiva podem aparecer de três a seis semanas e animais ficam da seguinte situação: dificuldade para engolir; mudança nos hábitos alimentares; paralisia das patas traseiras; mudança brusca no comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade); em cães doentes o latido fica diferente, parecendo estar rouco; salivação abundante.