Centro do Produtor Rural é referência em Saúde Pública
cleonnildo
Idealizado pelo prefeito Vagner Sales (PMDB), o projeto arrojado é apontado como um dos mais importantes investimentos em Saúde Pública executado em Cruzeiro do Sul. Com menos de um ano de funcionamento, a Unidade Básica de Saúde já atendeu mais de 20 mil pessoas, com atendimento prioritário a ribeirinhos e produtores rurais.
Desde a inauguração, em 27 de abril 2013, o Centro do Produtor Rural “Zinho Santos” vem se destacando pela excelência no atendimento oferecido. Diariamente, a Unidade Básica conta com cinco médicos (nas áreas de clínica geral, ginecologia, pediatria e psiquiatria), que dão suporte no atendimento médico da população tanto do município, quando dos outras localidades do Vale do Juruá.
Em média, os profissionais atendem mais de 120 pacientes por dia. Dona Maria de Fátima 58 anos, conta que antes esperando meses por uma consulta. Agora a situação é bem diferente.
“A gente que vem de longe antes sofria com muitas viagens na cidade. Primeiro para agendava, depois e que se consultava. Isso quando dava certo, senão voltava para casa do mesmo jeito. Mas, depois que nosso posto foi construído a coisa mudou. Venho e no mesmo dia sou atendida, recebo o medicamento e volto para casa satisfeita”, ressaltou a agricultora, ao falar do bom atendimento ao produtor rural, através de um médico, Dr. Vitor Manuel, contratado exclusivamente para a atividade.
Além disso, o Centro do Produtor Rural oferece consultas médico odontológicas, atendimentos na área da psicologia, exames de pré-natal, preventivos, teste do pezinho, planejamento familiar, vacinação, além de uma equipe permanente de saúde com visitas nas residências abrangidas pela área do Centro de Saúde.
Saúde e Dignidade
Prefeitura de Cruzeiro do Sul nunca investiu tanto em obras e aquisição dos novos equipamentos para proporcionar mais qualidade na saúde pública municipal. Mas nem sempre foi assim. Se hoje o município dispõe de total estrutura, no passado a situação era outra – e bem complexa.
Unidades básicas destruídas, veículos sucateados e um quadro de profissionais insuficiente para a grande demanda da população.
Transformar essa dura realidade foi um dos maiores desafios encontrados, segundo o prefeito Vagner Sales. Mas, através de um trabalho planejado e bem elaborado pela equipe da Prefeitura, com o apoio imprescindível dos senadores e deputados federais, que em Brasília nos auxiliam na liberação de emendas parlamentares para o município, hoje o povo cruzeirense tem orgulho do sistema de saúde público municipal.
“Quando recebemos a Prefeitura era 17 o número de postos de saúde em Cruzeiro do Sul. Ao longo da nossa administração já construímos 15, sendo que até o final do mandato entregaremos 25, totalizando 42 unidades básicas de saúde em Cruzeiro do Sul, entre construídas, reformadas e bem equipadas para melhor atender a população. Juntos, os recursos só para investimentos em Saúde, nesses cinco anos ultrapassam a marca dos 15 milhões de reais”, salientou o Prefeito, que ainda afirmou que “um gestor público, seja ele governador ou prefeito, quando faz uma obra ele não está fazendo um favor pra população, ele está, na verdade cumprindo com a obrigação constitucional do cargo que está exercendo.