Pés descalços, velas e cânticos de louvor foram símbolos da crença de milhares de fiéis que peregrinaram pelas ruas da cidade durante a 95ª edição do Novenário. Na catedral faltou espaço diante da multidão que se concentrou durante a missa de encerramento.
Ainda que alguns tenham considerado que o número de pessoas participantes diminuiu, os católicos de modo geral avaliaram a festa, como sucesso, chegando inclusive a superar o público de anos anteriores.
Após a cerimônia religiosa, os fiéis estimados em mais de 30 mil, se concentraram na Praça do Centro Cultural. O motivo foi o tão esperado show da Banda Rosa de Saron, que arrancou suspiros do público, em especial dos mais jovens.
“Adoro eles e acompanho a carreira desde o início. As Músicas trazem mensagens valiosas, de um modo bem diferenciado. São mais modernos e agrada os mais jovens”, declarou a estudante Eduarda Oliveira.
O Novenário atrai além da população católica de Cruzeiro do Sul, milhares de pessoas de municípios vizinhos e de outras regiões do estado.
A festa da padroeira da cidade é também o momento do reencontro de amigos e familiares que se distanciaram, principalmente pelo fato de estarem morando em outros estados. É o caso da administradora de empresas, Jaqueline Vasconcelos.
“Quase todos os anos estou na cidade para rever meus parentes e na ocasião também participo de algumas noites de novena e da tradicional procissão. Venho com a família e percebo cada vez mais que a festividade melhora sua organização”, comentou a jovem que é natural de Cruzeiro do Sul, mas atualmente mora em Brasília – DF.
[nggallery id=20]
www.tribunadojurua.com – Dayana Maia/ Fotos: Francisco Rocha