Ícone do site Tribuna do Juruá

Ciretran realiza projeto de educação no trânsito no ensino médio

A 1ª Circunscrição Estadual de Trânsito (Ciretran) está realizando o projeto de educação no trânsito nas escolas do ensino médio. As equipes de trabalho querem dialogar com os jovens e formar cidadãos mais conscientes, além de promover uma mudança de hábitos e uma prática segura de como se comportar nas vias.

“Também vamos ensinar os procedimentos corretos na locomoção em veículos e das conseqüências traumáticas que são os acidentes de trânsito”, disse o coordenador da Ciretran de Cruzeiro do Sul, Valdeci Dantas, para quem o principal motivo dos acidentes são a imprudência e o consumo de bebida alcoólica. “Dirigir proporciona a sensação de liberdade, tão desejada na fase da juventude, quando os jovens querem ser independentes, tomar suas decisões, não ficar mais sujeito às determinações de seus pais”, complementou ele, alertando para esse perigo.

“Para dirigir, no entanto, além da tirar sua carteira de habilitação, é necessário que o motorista seja responsável, que mantenha atitudes de respeito às leis do trânsito como: semáforos, faixa de pedestres, estacionamentos, limites de velocidade, sentido das ruas, além de ter que respeitar as pessoas que compartilham o mesmo direito, sendo pedestres, motoqueiros ou outros motoristas”, ensina Valdecir Dantas.

O projeto também objetiva: estimular a mudança de comportamento por parte dos pedestres em relação aos condutores de veículos e motocicletas; estimular a direção defensiva; ensinar os ciclistas a obedecerem às regras de circulação; conscientizar alunos tanto como a equipe gestora de que é preciso respeitar os portadores de necessidades especiais; realizar trabalhos sociais nos bairros; propor uma arrecadação de alimentos para serem distribuídos na comunidade; e estimular a doação de sangue.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Sair da versão mobile