Ícone do site Tribuna do Juruá

Começam hoje inscrições para concurso efetivo da educação

As vagas são para professores e apoio administrativo

As inscrições para o concurso público para contratação de professores efetivos da Secretaria Estadual de Educação e para a função de apoio administrativo iniciam hoje (17)  e se estendem até o dia 10 de novembro, podendo ser realizadas apenas via internet através do site www.funcab.com.br.

Para Cruzeiro do Sul serão disponibilizadas 101 vagas para professor (nível superior), em 15 áreas diferentes e 31 para o cargo de apoio administrativo (nível médio), além do cadastro de reserva. Ao todo serão ofertadas 2.500 vagas para o estado do Acre. A prova será realizada no dia 24 de novembro e a entrega de títulos acontece do dia 4 a 6 de dezembro. O resultado preliminar está previsto para sair no dia 8 de janeiro e o oficial no dia 17, acontecendo as contratações ainda no mesmo mês. As vagas são para escolas rurais e urbanas do município. A taxa de inscrição para nível superior é de R$68,00 e para nível médio R$50,00.

“Essa já era uma reivindicação antiga do sindicato e dos servidores provisórios para que tivéssemos a realização de um concurso, então os interessados têm quase 25 dias para realizarem as suas inscrições”, relatou o coordenador do núcleo da Secretaria Estadual de Educação, Zequinha Lima.

Para o presidente do Sindicato de Trabalhadores em Educação do Acre, Valdenísio Martins, a realização do concurso é positiva, mas por outro lado o sindicato lamenta o número de vagas para algumas áreas, tendo em vista a realidade atual do quadro de professores.

“Artes, por exemplo, teremos apenas vagas para cadastro de reserva. Mesmo a gente sabendo que vai acontecer a municipalização também são poucas vagas para pedagogia. Já o apoio administrativo o acordo havia sido firmado para 1000 vagas, e só foram disponibilizadas 486, mas tem o lado positivo que é exigido apenas nível médio e não técnico como estava previsto”, relatou o presidente local.

Cruzeiro do Sul conta atualmente com um quadro de aproximadamente 400 professores provisórios, número bem maior do que a quantidade de vagas ofertadas. O coordenador Zequinha Lima ressalta que as contratação ajudarão a reduzir os números.

“A figura do professor provisório sempre vai existir, independente que tenha concurso efetivo ou não, pois existem situações na educação que não podemos ter professor substituto, como quando um entra de licença maternidade, licença premium e outras situações”.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Sair da versão mobile