A ação foi realizada pelo Conselho Tutelar em parceria com o Cras e Creas
De acordo com o conselheiro tutelar, José Cláudio, é comum o conselho receber denúncias dessa natureza, anteriormente outra missão já havia sido realizada no local. “Já tínhamos realizado outra missão no lixão, que contou com o Ministério Público, Policia Militar e outros órgãos”, falou.
Inicialmente os pais dos menores abordados receberam uma advertência, acusados de negligência e violação do direito à saúde, mas com o relatório realizado pelo Cras e Creas as acusações sobre os pais podem ser agravadas. Durante a abordagem a menor relatou para o conselheiro tutelar que a família passa por muitas necessidades, alegando que após o pai ter sido preso, a família sobrevive apenas de bolsa família, o que não é suficiente. A situação relatada pela menor é o motivo que a obriga a viver uma vida de exposição ao perigo e ruptura dos direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA).
José Cláudio mencionou ainda que o Conselho pretende junto ao Ministério Público e a Assistência Social encontrar uma forma de restringir o acesso das crianças ao local.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery