O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) está completando uma década de existência. A implementação deste Sistema resulta da decisão política de priorização, na agenda federal, estadual, e municipal, da atenção às populações mais vulneráveis e da participação da sociedade civil.
Nesses 10 anos, o SUAS passou por uma etapa de estruturação do aparato legal e normativo. De modo que na próxima década novos desafios se colocam à área, como alcance de novo patamar de qualidade, de aprimoramento da gestão e da oferta dos serviços sócioassistenciais.
A 10ª Conferência teve como objetivo avaliar os avanços desses 10 anos de implantação do SUAS no município de Cruzeiro do Sul, bem como apontar os desafios para projetar e consolidar a política de Assistência Social, para mais uma década, considerando para isto, a garantia a proteção social às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade e risco social.
“O país está passando por um momento de avaliação do SUAS, e o tema vem com a expectativa de definir o SUAS que temos e o SUAS que queremos. Os municípios e estados devem definir os avanços que tivemos nesses 10 anos de politica de assistência social dos estados, e em seguida estabelecer as metas de pactuação do pacto federativo”, disse o presidente do conselho Carlos Pinheiro.
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e
Tribuna do Juruá – Uiliane Barbosa