Ícone do site Tribuna do Juruá

Cruzeiro do Sul sedia 2ª Conferência de Regional de Desenvolvimento Rural

Um dos focos do encontro é discutir formas de sustentabilidade para manter o produtor rural no campo

Neste ano a 2ª Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário é sediada  em Cruzeiro do Sul(AC). Participam do evento os municípios do Vale do Juruá, Tarauacá e Envira.O encontro aconteceu nesta terça-feira(30) e quarta(31), no auditório da UAB, contando com a presença de aproximadamente 100 participantes.

“Nós teremos a oportunidade de discutir com os vários segmentos da sociedade, onde poderemos está alavancando propostas para se constituir um documento para participar do PPA do governo federal” mencionou a  representante do poder executivo, Wilsilene Siqueira.

Durante a conferência estão sendo discutidos as principais formas de manter a juventude e os idosos na área rural, sem que esses tenham que abrir mão de outros benefícios, oferecendo formas sustentáveis de subsistência. Participam do encontro agricultores, produtores familiares, cooperativas, associações, ONGs, e representantes do município e estado. A delegada do Ministério do Desenvolvimento Rural, Fátima Duck, explicou que a conferência é o momento para que a população possa discutir as idéias para serem levadas para os encontros estadual e nacional.

“ Essa conferência está sendo realizada em todo país. É o momento que o governo escuta a sociedade, onde todas as pessoas, os órgão em geral , as prefeituras, se reúnem para construir juntos um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Solidário e Sustentável”, mencionou.

Os principais eixos temáticos debatidos durante a conferência serão :

-Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento  da Agricultura Familiar e Agroecologia

– Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais

– Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção

– Gestão e Participação Social

– Autonomia das Mulheres Rurais

-Autonomia e Emancipação da Juventude Rural

-Promoção do Etnodesenvolvimento

Serão escolhidos 24 delegados na etapa estadual, sendo 12 homens e 12 mulheres, desses 20% devem ser  jovens. Os escolhidos representaram o Vale do Juruá, Tarauacá e Envira na Etapa Estadual que acontece nos dias 02,03 e 04 de setembro em Rio Branco.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Sair da versão mobile