Ícone do site Tribuna do Juruá

Cruzeiro do Sul sedia o 14º encontro de prefeitos do Acre

Encontro realizado na manhã de sábado (13) reuniu 16 prefeitos. Queimadas urbanas e universalização do ensino infantil estavam entre os principais assuntos discutidos.
Pela terceira vez, o município de Cruzeiro do Sul que é o segundo maior do estado recebeu o encontro organizado pela Associação dos Municípios do Acre (AMAC). Os gestores discutiram as dificuldades enfrentadas por cada administração, e juntos apresentaram propostas e possibilidades que possam viabilizar com maior celeridade o envio de recursos.
“Para mim como vice-presidente da AMAC, foi muito importante receber esse encontro em Cruzeiro do Sul. Trocamos experiência e discutimos assuntos a nível nacional, estadual e principalmente municipal. Estamos vendo aí uma nova crise, mas eu não me assusto, porque já percebi que é no meio das dificuldades que a gente conhece um bom gestor. Nós aqui, mesmo sem receber um centavo do Governo do Estado estamos realizando obras e comprando equipamentos. Graças a Deus temos uma Bancada Federal que nos ajuda e ganhamos grande representatividade com o vice-presidente, Michel Temer. Temos R$ 30 milhões empenhados em emendas e boa parte sendo liberada”, comenta o prefeito, Vagner Sales.
Os prefeitos formaram uma caravana em Rio Branco e seguiram para Cruzeiro do Sul pela BR-364. Durante o percurso, houve reuniões em vários municípios.
Entre os assuntos que estiveram em pauta no encontro de Cruzeiro do Sul com a presença do senador, Jorge Viana (PT-AC), os principais foram à prevenção das queimadas urbanas e florestais e a universalização do ensino infantil. O secretário municipal de educação de Cruzeiro do Sul, Ivo Galvão, disse que apesar de se tratar de uma obrigação, ainda é grande o déficit de cobertura do ensino infantil nos municípios acreanos. Uma das soluções seria a apresentação de emendas parlamentares e de bancada para a construção de escolas para ampliar o número de crianças nas salas de aula, assunto que deve ser discutido entre os prefeitos e a bancada.
O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim que é presidente da AMAC, comentou que o encontro foi importante pela grandeza que tem a Região do Juruá e a importância de seus prefeitos. “Dentro da AMAC não discutimos questões partidárias, discutimos melhoria de vida da população. A AMAC é uma instituição respeitada a nível de Brasil. Nós também acertamos aqui que vamos reunir os 22 prefeitos com nossos deputados federais e senadores para cobrar do Ministério da Integração Nacional, maior celeridade na liberação de recursos, já que nesse ministério existe uma demora muito grande. No Acre nós vivemos períodos sazonais, as obras só podem ser feitas durante o verão”, disse Angelim.
Assessoria da Prefeitura de Cruzeiro do Sul
Sair da versão mobile