Segundo dados da Delegacia Especializada no Atendimento da Mulher e do Menor (Deam), mais de 30 inquéritos já foram abertos em busca de descobrir os responsáveis pela exposição das mulheres. Nesta semana pelo menos quatro casos chegaram até o conhecimento da delegada Carla Ivane de Brito através da denúncia das vítimas e dos pais das menores de idade.
A maior parte das denúncias que chegam na delegacia envolve meninas com idade entre 12 à 17 anos. As fotos quase sempre são tiradas pelas próprias vítimas. Serão investigados nos casos além dos ex-companheiros das garotas, os administradores dos grupos divulgadores. Segundo informações são mais de 50 garotas de Cruzeiro do Sul que tiveram suas fotos íntimas expostas através das redes em diferentes grupos do WhatsApp e ainda por um perfil falso criado no Facebook.
Caso os responsáveis sejam identificados irão responder pelos crimes de acordo com o Art. 241 A e Art. 241 B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No Art. 241 A a pena pode chagar até seis anos de reclusão por transmitir material contendo cenas de sexo explicito ou material pornográfico de crianças. Já o Art. 241 B pode gerar até 4 anos de prisão pelo simples ato de armazenar material pornográfico, fotos e vídeo. A delegada precaveu que caso os autores sejam identificados serão presos por crime cibernético. Já os casos envolvendo mulheres maiores de idade os causadores da propagação das fotos poderão responder por sanções cíveis além de serem indiciados pela polícia por crime contra a honra.
Tribuna do Juruá – Vanísia Nery