Ícone do site Tribuna do Juruá

Desatenção é a maior causa dos acidentes de trânsito em Cruzeiro do Sul

Apesar das ações de educação no trânsito, a falta de atenção de motoristas e motociclistas é a principal causa de colisões. Em Cruzeiro do Sul, só neste ano, já foram registradas oito vítimas fatais no trânsito.

Quase quatro em cada dez acidentes registrados tem como causa presumida a falta de atenção. Apesar do contínuo trabalho de conscientização no trânsito, dados da 1ª Ciretran ilustram que os cruzeirenses ainda não dão a devida importância às medidas de segurança e mostram dificuldade em perceber os riscos inerentes à direção.

Um grande rival da segurança no trânsito na atualidade é o uso do celular. Com o advento dos aparelhos móveis e o uso das mensagens de texto enquanto se dirige aumentaram a preocupação das autoridades de trânsito, pois uma pequena distração pode culminar em graves acidentes.

Embora o Brasil esteja participando da Década de Segurança no Trânsito (2011-2020), coordenada pela Organização das Nações Unidas, há o temor de que as ações não diminuam os óbitos causados por acidentes de trânsito – aproximadamente 35 mil brasileiros morrem por ano nas estradas e ruas brasileiras.

Embora os índices lembrem os de uma guerra, os atores do trânsito continuam a se comportar de forma equivocada e irresponsável.

Tribuna do Juruá – Dayana Maia

Sair da versão mobile