Ícone do site Tribuna do Juruá

Embrapa realiza curso de atualização tecnológica em fruticultura

Desde segunda feira, a Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa) está realizando, em seu auditório, um curso de atualização tecnológica em fruticultura com ênfase nas culturas do coco e maracujá. O público é formado por técnicos da Secretaria Agroflorestal de Produção Familiar (Seaprof), que irão repassar as técnicas aos pequenos agricultores da região.

O pesquisador da Embrapa de Sergipe, Humberto Fontes, um dos instrutores do curso e especialista na cultura do coco, disse que a proposta é implantar um sistema de produção adaptado à região. “Existe uma tendência dessa cultura na região. Temos que integrar o coco a outras cultura, naquilo que chamamos de sistemas agroflorestais”, propõe ele, afirmando ser possível industrializar a produção regional. “Tudo do coco é aproveitável”, completou.

Por causa da possibilidade de existir uma produção em larga escala na região, também foram repassadas técnicas da cultura do maracujá.  O Brasil, segundo os pesquisadores, é o maior produtor mundial de maracujá, sendo a Bahia o estado maior produtor. De acordo com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a 2008, a cultura do maracujazeiro gera para a Bahia cerca de R$ 139 milhões de reais ao ano. São 20.170 hectares de área colhida e 275.445 toneladas produzidas.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Sair da versão mobile