Certificação aconteceu na própria escola
A Escola Municipal de Informática é mantida com recursos próprios, do município e funciona com 80 computadores instalados e funcionando em três amplas salas refrigeradas. Atendendo em média a mais de 500 alunos diariamente, divididos em três turnos, a instituição é a única do Acre a oferecer essa modalidade de ensino gratuitamente.
A instituição possui um quadro de dezenove servidores sendo cinco professores concursados e oferece a formação de acordo com as seguintes faixa-etárias: 8 aos 13 anos (informática kids) e 14 aos 18 anos (informática básica), durante o dia. Dos 18 anos em diante os curso são de informática básica, administrador, melhor idade e CorelDraw.
O Prefeito de Cruzeiro do Sul falou da sua satisfação em ver o município de Cruzeiro do Sul, na sua gestão, ser pioneiro na inclusão digital gratuita. “Eu fico imaginando se todos os municípios de estado implantassem uma escola de Informática como tem em Cruzeiro do Sul. O que beneficiaria tantas pessoas que precisam fazer um curso de informática e não recursos para custear a despesa. Essa já é a quinta turma e nos ficamos muito felizes, pois já formamos mais de dois mil alunos, totalmente de graça. Pra mim como prefeito é muito gratificante, pra nossa gestão, em oferecer esse benefício, principalmente para as pessoas de baixa renda