Ícone do site Tribuna do Juruá

Escola em Cruzeiro do Sul lembra dia da consciência negra

O dia da consciência negra no país comemorado nacionalmente em 20 de novembro foi lembrado pela direção da Escola São José de Cruzeiro do Sul, num projeto que reuniu centenas de estudantes do estabelecimento educacional. 

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Sendo este personagem histórico na luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.

 Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade de seu povo.

A direção da escola realizou no sábado dia 19, um projeto multi disciplinar para comemorar o dia da consciência negra no Brasil. Professores, alunos e pais prestigiaram a atividade que se desenvolveu durante todo o dia.

 Temas como escravidão, preconceito, racismo, leis abolicionistas fizeram parte de apresentações de peças teatrais, poesias, musicas e danças apresentadas pelos estudantes.

 Personalidades da política e cultura, como Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares, Gilberto Gil, Marina Silva, entre outros foram representados pelos alunos num desfile.

 Ídolos esportivos como Pelé, Dayana dos Santos, Ronaldinho Gaúcho e Nilton Santos também foram lembrados.

O projeto contou como dia letivo e teve como objetivo mostrar para os alunos da escola a trajetória e a importância da raça negra para o desenvolvimento do país.

As apresentações relataram desde a chegada do navio Negreiro, o sofrimento das senzalas, a luta pela conquista dos direitos sociais, assinatura da lei Aurea pela Princesa Izabel até os dias atuais.

Tribuna do Juruá – Dayana Maia

Sair da versão mobile