Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Sendo este personagem histórico na luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.
Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade de seu povo.
A direção da escola realizou no sábado dia 19, um projeto multi disciplinar para comemorar o dia da consciência negra no Brasil. Professores, alunos e pais prestigiaram a atividade que se desenvolveu durante todo o dia.
Temas como escravidão, preconceito, racismo, leis abolicionistas fizeram parte de apresentações de peças teatrais, poesias, musicas e danças apresentadas pelos estudantes.
Personalidades da política e cultura, como Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares, Gilberto Gil, Marina Silva, entre outros foram representados pelos alunos num desfile.
Ídolos esportivos como Pelé, Dayana dos Santos, Ronaldinho Gaúcho e Nilton Santos também foram lembrados.
O projeto contou como dia letivo e teve como objetivo mostrar para os alunos da escola a trajetória e a importância da raça negra para o desenvolvimento do país.
As apresentações relataram desde a chegada do navio Negreiro, o sofrimento das senzalas, a luta pela conquista dos direitos sociais, assinatura da lei Aurea pela Princesa Izabel até os dias atuais.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia