Ícone do site Tribuna do Juruá

Estudante Cruzeirense participa da Mesa Diretora do Senado

A cruzeirense Aline Conceição Andrade, que estuda na Escola Dom Henrique Ruth, participou na manhã de hoje (18) de uma sessão no Senado. Ela é uma dos 27 estudantes do ensino médio (um de cada estado brasileiro) que integram o Projeto Jovem Senador. Eles serão senadores por quatro dias, com direito a apresentar projeto de lei. Este é o prêmio para estudantes de ensino médio, de escolas públicas de todo o país, que venceram o concurso de redação promovido pelo Senado.

A programação começou com a solenidade de posse. Na quinta-feira (21), eles fazem visitas institucionais a outros órgãos públicos e pontos turísticos da Capital, além de participar do encerramento desta edição do programa.

O Projeto Jovem Senador é anual e proporciona aos estudantes de até 19 anos o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. Um estudante de cada estado é selecionado por meio de um concurso de redação, realizado com apoio das secretarias estaduais de Educação. A seleção é feita em sequência, nas escolas, nos municípios e, finalmente, nos estados.

Os alunos vão à Brasília, onde exercem, durante quatro dias, um mandato simulado, com propositura e votação de projetos. Nesse período, eles usam a estrutura do Senado e contam com o assessoramento de técnicos e consultores da Casa. Os documentos são encaminhados à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e podem vir a tramitar efetivamente no Congresso.  Atualmente, 16 projetos em tramitação foram propostos por jovens senadores.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Sair da versão mobile