Ícone do site Tribuna do Juruá

Estudantes protestam por falta de professor de Português no Núcleo da SEE

Desde o mês de setembro que os estudantes sofrem com a falta do profissional

Na manhã desta terça-feira (05) os estudantes dos 1º e 3º anos do ensino médio da Escola Manoel Braz de Melo, localizada em Assis Brasil, zona rural de Cruzeiro do Sul, realizaram um protesto pacífico no Núcleo da Secretaria de Educação Estadual solicitando um professor de português para as turmas.

Desde o dia 12 de setembro os alunos encontram-se sem aulas de português. A professora contratada teve problemas de saúde, sendo afastada através de laudo médico. Para o estudante Marcio Luna a falta do profissional prejudicará o futuro dos educandos.

“Assim fica muito difícil, pois sem professor não tem como aprender nada, e só vamos atrasar ainda mais o ano letivo. Tem muitos alunos do 3º ano que precisavam receber esses conhecimentos para aplicar no Enem, mas foram prejudicados”, relatou o estudante.

A coordenadora da escola, Iris Silva, acompanhou os alunos até o núcleo e explicou que está buscando junto à coordenação um professor substituto desde que o problema iniciou.

“Os outros professores das outras disciplinas que estão cumprindo os horários de português, mas mesmo assim o término do ano letivo será prejudicado”, disse a coordenadora.

Segundo o coordenador Zequinha Lima a coordenação está buscando solucionar o problema, mas devido a falta de professores a lacuna ainda não foi preenchida. Os últimos dois candidatos que preenchiam o cadastro reserva não aceitaram trabalhar na zona rural.

“Nós agora estamos procurando um professor que aceite trabalhar dois ou três meses de contrato direto, formado na área de língua portuguesa. Estamos contatando também com os alunos que estudam no ultimo período de letras, para saber se eles aceitam. Assim que encontrarmos esse professor ele será contratado para sanar essa dependência na escola”, enfatizou Zequinha Lima.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Sair da versão mobile