Ícone do site Tribuna do Juruá

Governo tem 30 dias para transferir detentos para novo complexo penitenciário

Insalubridade,  risco de morte eminente e superlotação dentro das celas foram os principais problemas constatados pelo Judiciário.

Uma determinação da juíza Andréia Brito, titular da 2ª Vara Criminal e das Execuções Penais da Comarca de Cruzeiro do Sul estabeleceu prazo de remoção dos presos da Unidade Penitenciária Guimarães Lima, em Cruzeiro do Sul.

Baseado na deliberação, o Governo do Estado anunciou que dentro de 20 dias, os detentos que cumprem pena no Pavilhão A da Unidade Penitenciária serão transferidos para uma ala no novo presídio do município.

Nesta quinta-feira, 22, será elaborado um documento constando as medidas adotadas pelo Governo, e, por conseguinte encaminhado a magistrada Andréia Brito.

Como a justiça determinou que os detentos sejam removidos e seja proibido o recebimento de novos reeducandos no pavilhão, o Governo irá agilizar o andamento das obras, com a pavimentação na área de entorno da unidade e ainda  a instalação de um reservatório de água.

Um Convênio do Governo do Estado com Ministério da Justiça e Caixa Econômica Federal, no valor superior a quatro milhões de reais, com prazo de conclusão em pouco mais de um ano estabelecia a construção de uma nova unidade prisional. Mas, até hoje a obra não foi concluída.

A direção do Iapen alega que embora os recursos para a readequação do presídio tenham sido conseguidos em 2008, o valor foi liberado somente no ano seguinte, tendo o governo assinado à ordem de serviço em janeiro do ano passado.

Tribuna do Juruá – Dayana Maia

Sair da versão mobile