Atualmente cerca de 200 doadores alimentam o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul. Esse ainda é um número insuficiente para atender a demanda, tendo em vista que o banco de sangue atende a demanda de oito municípios do Acre, mais três do estado do Amazonas (Guajará Ipixuna e Eirunepé.
Segunda e enfermeira Fabíola Jucá, diversas campanhas são realizadas para atrair doadores. Todavia, muitas pessoas comparecem para realizar os exames necessários para se tornar doador, mas não voltam para fazer a doação.
“Por isso sempre há necessidade de sangue para atender a demanda que é muito grande. Esperamos ampliar esse número para que possamos atender todas as necessidades que surgem nas unidades de saúde” – disse Fabíola.
A enfermeira esclareceu que a confraternização de segunda-feira é uma forma de agradecimento aos colaboradores que doam sangue para salvar vidas. “Fizemos o convite e a maioria quer vir para fazer a doação, mas esse é um dia especial que vamos homenagear a todos que contribuem para que possamos manter o banco de sangue. Portanto, nesse dia vamos oferecer apenas o café da manhã e faremos a coleta do sangue em outra data” – afirmou.
Tribuna do Juruá – Da redação