A Sessão Solene em homenagem aos dez anos do Estatuto do Idoso aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores na manhã de quinta-feira (31). Diversas pessoas da terceira idade participaram do evento que visava discutir e avaliar os direitos estabelecidos aos idosos por meio do estatuto criado em 2003.
Através de uma iniciativa da vereadora Iria Matos, todo o parlamento se reuniu em prol de homenagear as pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento do município. Entre os participantes, o ex-vereador Cariri enfatizou a alegria de receber a homenagem.
“Hoje eu me sinto muito satisfeito, onde nós da terceira idade tanto já colaboramos com o município e agora estamos sendo homenageados. Eu fui um dos primeiros vereadores da câmara que criei o Centro de Convivência do Idoso, através da lei 322. Esse local atualmente tem prestado um grande trabalho no município”, relatou.
O aposentado José Rosas de Araújo também expressou sua emoção. “Eu gostei muito, pois é sinal de que os parlamentares da nossa região estão preocupados com os idosos, nós que já demos nossa contribuição para cidade”, disse.
Promulgada em 1º de outubro de 2003, a lei nº 10.741 estabeleceu a criação do Estatuto do Idoso. Passados dez anos, entidades que lutam pela defesa dos direitos dos que têm mais de 60 anos apontam avanços, mas também fazem críticas em relação à lentidão com que têm ocorrido. O estatuto determina que “é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária”.
“Essa foi uma forma de aproximar os idosos do parlamento. E apesar dos dez anos de criação do estatuto, ainda existem muitos pontos que devem ser analisados”, falou Iria Matos.
O presidente da câmara de vereadores, Romário Tavares, enfatizou que a homenagem é justa.
“O atual parlamento dá um exemplo à sociedade em relação a valorização da terceira idade. A partir de agora, todo 1º de outubro, será instituído o dia da terceira idade em Cruzeiro do Sul”, destacou o presidente da câmara.