A delegada Carla Ivane de Brito, delegada responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento do Menor (Deam) esteve presente no evento, e realizou uma palestra sobre o tema esclarecendo as principais dúvidas dos participantes.
“Os crimes contra menores correspondem à 40% em relação aos crimes de violência doméstica na delegacia. A mobilização que acontece é um grande avanço, haja vista que em muitos municípios do país não existe esse evento, esse dia passa em branco, então Cruzeiro do Sul tem demonstrado, relacionado à violência e abuso sexual, que os agressores tem sido punidos, tem sido presos, e são processados”, falou a delegada.
Além da delegada outras autoridades também participaram da atividade. O projeto Vida Nova desenvolveu durante semanas que antecederam a realização do Fórum um concurso de desenho, redação e frases relacionadas ao tema em escolas de Ensino Médio da Rede Pública da cidade. Com a frase “Abusar Sexualmente de Crianças e Adolescentes é crime: não feche os olhos para essa realidade”, a estudante Índila Miranda, da Escola Anselmo Maia, ganhou o concurso do melhor slogan.
“ Eu assisti as palestras e conheci vários casos de crianças que foram abusadas, então tive inspiração para fazer essa frase”, falou a aluna.
Para o coordenador do Centro de Referência Especializado na Assistência Social, Leônidas Fontes,o evento é fundamental para o combate à exploração e abuso contra os menores.
“Esse fórum é importante para fazer a aproximação da sociedade, dos estudantes, para que eles possam estar participando de um fórum com esse tema de abuso e exploração sexual, assim a sociedade fica mais esclarecida de como participar e fazer denúncias se realmente ver ou saber de casos de crianças que passam por abusos”, falou o coordenador ao destacar o apoio da prefeitura de Cruzeiro do Sul no evento e da Secretaria de Assistência Social.
A programação encerra com a realização de uma corrida de pedestres, que deve acontecer no próximo sábado (24) na Avenida Coronel Mâncio Lima, tendo como largada o portal da Avenida em direção à Ponte sobre o Rio Juruá. Serão três modalidade tanto para o masculino quanto para o feminino: 12 a 15 anos; 16 a 21anos e de 22 anos em diante. As inscrições podem ser feitas no Creas – até dia 23 de maio ao meio dia.
Tribuna do Juruá