Ícone do site Tribuna do Juruá

Instituto Santa Terezinha comemora 75 anos

Neste sábado será realizada uma missa em comemoração ao aniversário

Com a missão de educar e evangelizar, o Instituto Santa Terezinha completa 75 anos em Cruzeiro do Sul (AC). Chegadas da Alemanha em dezembro  1937 , as irmãs de Santa Maria Madalena  foram recebidas pelo bispo Dom Henrique Ruitter, primeiro Bispo da Prelazia do Alto Juruá. Em menos de um ano, foi criada a primeira Escolinha das irmãs, tendo como primeira gestora a Irmã Adelgundis Becker, e como professoras as Irmãs Athanásia Weber e Disiboda Strasser. O prédio funcionava na Rua Alfredo Teles.

“Desde que as irmãs chegaram em Cruzeiro do Sul, elas já  tinham uma preocupação com a educação das crianças e jovens da nossa cidade, e imediatamente começaram a agir criando uma pequena escola muito pobre e muito simples, feita de tábuas e palhas, mas que pudesse atender as necessidades”, relatou uma das atuais responsáveis pela unidade, Irmã Camila Vasconcelos.

Inicialmente a escola recebeu o nome de “Felisberto Peixoto”, em homenagem a um amigo das religiosas que ajudava na manutenção do local.  As aulas iniciaram em março de 1938 com o curso primário de 1ª à 4ª série e com um curso preparatório para o exame de admissão ao Curso Normal Regional, que corresponde as quatro ultimas séries do ensino fundamental.

“ As irmãs quando vieram para cá eram professoras, e chegando aqui elas viram a necessidade de uma escola que atendesse a necessidade da cidade. É uma história que chega a se confundir, a das irmãs e a do Instituto”, mencionou Irmã Camila.

Em 03 de outubro de 1938 a escola passa a funcionar como Instituto Cultural Orfanológico Santa Terezinha, trabalhando no intuito de amparar as crianças órfãs e a juventude feminina, levando às estudantes educação moral, cívica e religiosa.

Somente em 1954 a escola é transferida para o local onde atualmente funciona, onde dez anos depois institui o Curso Normal Regional, no intuito de formar professores para atuarem no curso primário. Sendo admitida no mesmo ano a matrícula de alunos do sexo masculino. O 2º Ciclo do Curso Normal foi concedido e reconhecido em 1968, e em 1979 o Curso Ginasal.

Atualmente a escola funciona com o nome de Instituto Orfanológico Santa Terezinha, oferecendo o Ensino Fundamental e Ensino Médio. A instituição de ensino tem como padroeira a Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões.

“São 75 anos que o Instituto Santa Terezinha vem contribuindo para a educação na cidade de Cruzeiro do Sul. Nós podemos perceber que muitas das pessoas que tem cargos na sociedade, foram alunos que passaram e estudaram no Instituto. A nossa preocupação é de oferecer uma educação de qualidade, não sendo apenas transmitir o conhecimento, mas uma formação integral, com um conhecimento que ele possa levar para vida”, finalizou a irmã.

Em comemoração aos 75 anos de fundação da escola será realizada na noite deste sábado (05) às 19h30 uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Glória. No local serão expostas maquetes do antigo prédio, do atual e outros trabalhos relevantes da instituição.

Tribuna do Juruá – Vanisia Nery

Sair da versão mobile