A campanha nacional de vacinação contra a gripe, que começa nesta sexta-feira (24) vai até o dia 20 de maio, tem como público-alvo gestantes, crianças de meses a 4 anos e 11 meses, indígenas, profissionais de saúde, idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos e mulheres no período de até 45 dias após o parto também devem receber a vacina. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar todas as pessoas pertencentes ao público-alvo.
A vacina protege a população contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o Ministério da Saúde.
“A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento”, Janaína Negreiros, coordenadora Municipal de Imunização.
OBS: No chamado “Dia D” da campanha – uma mobilização nacional prevista para o dia 09 de maio a vacinação também estará disponível em todas as unidades básicas de saúde das 8 às 17 horas.
Data: sexta-feira, 24 de abril
Local: Centro de Convivência do Idoso
Horário: 8 horas (pontualmente)
Público-alvo: idosos com 60 anos