Nos ginásios Jader Saraiva Machado e Alaiton Negreiros, Helder Barbalho presenciou a situação de centenas de famílias desalojadas pela cheia do Rio Juruá e anunciou a liberação de R$4,5 milhões para ajuda às famílias.
O ministro acrescentou que, o próximo desafio será recuperar áreas destruídas pela cheia.
O governador Tião Viana celebrou a união de esforços de toda bancada acreana em prol das famílias atingidas pela alagação.
“A união de esforços gera dignidade e respeito para com essas pessoas”, comentou Tião Viana.
O senador Gladson Cameli (PP) também destacou a importância da unidade entre políticos para enfrentar o enfretamento da maior cheia já registrada no Rio Juruá.
“Isso aqui não é uma ação politiqueira, estamos fazendo a nossa obrigação como política e representante do povo. O governo do Estado, prefeitura, Assembleia Legislativa e Congresso Nacional, todos, unidos para ajudar”, destacou o senador.
Na manhã desta sexta-feira, 03, o rio Juruá marcou 14,22 metros, ontem no mesmo período a cota era 14,24 metros, portanto, maior nível já registrado na história.
Por conta da situação, 3552 pessoas estão afetadas e 707 desalojadas.
Os municípios de Rodrigues Alves e Guajará no estado do Amazonas também já comunicaram ao governo federal que pretendem decretar estado de emergência, por conta da cheia.
Tribuna do Juruá