Ícone do site Tribuna do Juruá

MP Eleitoral faz reunião técnica para nivelar atuação

Encontro traçou estratégias de atuação do órgão para as eleições municipais

Os membros do Ministério Público Eleitoral reuniram-se na tarde de quinta-feira, 18, para tratar de assuntos técnicos e nivelar a atuação do órgão durante o período eleitoral e a pré-campanha das eleições municipais deste ano.

 Estiveram presentes à reunião, além do Procurador Regional Eleitoral, Paulo Henrique Ferreira Brito, a Procuradora-Geral de Justiça, Patrícia Rêgo e os promotores das 10 zonas eleitorais do Acre.

Um dos principais temas do encontro foi a aplicação da Lei da Ficha Limpa. Ficou definido que o Ministério Público se antecipará ao prazo da Justiça Eleitoral e pedirá dados de todos os órgãos e Instituições que podem prestar informações sobre pessoas que tenham sofrido sanções que as enquadrem como inelegíveis. A intenção é que o MP tenha em mãos os dados para agir de maneira mais rápida no prazo para as impugnações de candidatura, que é extremamente curto.

Outros temas foram debatidos, como a exigência de aprovação das contas eleitorais para a quitação eleitoral e consequente registro da candidatura, o acompanhamento da obrigação dos partidos e coligações de cumprirem a cota de gênero com o número mínimo de candidatas do sexo feminino, acompanhamento das doações para checar a compatibilidade da renda do doador com o montante doado, além de outras questões técnicas.

A Procuradora-Geral de Justiça, Patrícia Rego, destacou o caráter de integração da reunião: “Nós estamos realizando esse encontro para traçar estratégias, e a ideia é que a gente possa construir uma proposta conjunta de atuação nas eleições desse ano”, afirmou.

O Procurador Regional Eleitoral, Paulo Henrique Ferreira Brito, deu o tom do trabalho do órgão, afirmando que “o MP Eleitoral precisa ter um trabalho maduro e de bom senso, atuando de maneira firme e técnica poderemos dar ao eleitor o direito de escolher seus candidatos da maneira mais livre possível”.

 Saiba quem são os promotores de cada Zona Eleitoral do Acre:

Zona – Abrangência Promotor(a)
1ª – Parte de Rio Branco Rodrigo Curti
2ª – Xapuri Diana Soraia Tabalipa Pimentel
3ª – Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa Patrícia Paula dos Santos
4ª – Cruzeiro do Sul, Mancio Lima, Rodrigues Alves, mal Thaumaturgo e Porto Walter Walter Teixeira Filho
5ª – Tarauacá e Jordão Nicole Gonzales C. Arnoldi
6ª – Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil Alekine Lopes dos Santos
7ª – Feijó Bernardo Fiterman Aibano
8ª – Sen. Guiomard, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia Wendi Takao Hamano
9ª – Parte de Rio Branco e Bujari Rogério Voltolini Muñoz
10ª – Parte de Rio Branco e Porto Acre Abelardo Townes de Castro Júnior

 Assessoria

Sair da versão mobile