Ícone do site Tribuna do Juruá

Navio Doutor Montenegro encerra etapa de atendimento nos municípios do alto Juruá

Após percorrer os municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Thaumaturgo e deslocar equipes para Mâncio Lima, o Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro deixou o Porto de Cruzeiro do Sul nesta terça-feira (05) com destino à Base da Marinha em Manaus. Durante quase dois meses em atividades na região, a equipe médica do navio visitou 43 comunidades ribeirinhas e realizou cerca de 25 mil atendimentos.

O comandante do navio, Capitão de Corveta Telmo Paiva, em entrevista coletiva concedida na manhã desta terça-feira, divulgou os resultados das operações realizadas durante a esta temporada nos municípios acreanos. De acordo com o comandante foram realizados 10.401 procedimentos médicos, 2.487 atendimentos odontológicos 9.918 atendimentos de enfermagem, 1.308 atendimentos laboratoriais, além de outros procedimentos.

A tripulação do Navio composta por 68 militares, sendo 21 da equipe de saúde, realizou ainda ações preventivas para orientar sobre os cuidados com a saúde e distribuiu medicamento aos pacientes e produtos de higiene para a população ribeirinha.

De acordo com o comandante da embarcação, as principais doenças diagnosticadas foram as tropicais, comuns na região, como a malária, a hepatite e aquelas provocadas por falta de higiene. O que mais chamou a atenção da equipe médica foi à quantidade de mulheres que precisaram ser encaminhadas para os centros de saúde da região com suspeitas de câncer de mama.

“O que mais nos preocupou foi que de 129 mamografias realizadas, foram diagnosticados 19 casos com possibilidade de câncer e que precisam de um acompanhamento mais detalhado” – disse o Capitão.

O Navio Doutor Montenegro opera anualmente nos municípios acreanos do Vale do Juruá, no periodo de cheias em que o rio possibilita a navegação de grandes navegações. Após esse período a equipe da Marinha volta a atender a população dos municípios do Estado do Amazonas.

Sair da versão mobile