Há 12 anos comunidades isoladas de municípios acreanos recebem o atendimento médico da Marinha do Brasil.
Durante os próximos três meses, os profissionais do “Navio Hospital”, como é mais conhecido pela população, ficará na região. Durante o período, a intenção é superar o número de atendimentos. Em 2011, 15.946 ribeirinhos foram assistidos em 93 localidades, num total de 56.542 atendimentos realizados.
De acordo com o comandante, capitão-de-corveta Marcos Alves, a equipe está empenhada para desenvolver o melhor trabalho possível. Nesta semana segundo ele, a equipe está concentrada no município de Mâncio Lima.
“Uma vez que o rio Juruá não está com nível de água suficiente para a navegação do navio até outras localidades mais distantes, estamos atendendo Mâncio Lima, por via terrestre. Mas, tão logo seja possível seguiremos para cidades mais isoladas, que também necessitam do nosso serviço”, disse.
Neste ano, o navio, dispõe de dentistas, médicos, (incluindo cardiologista e obstetra), farmacêutico, enfermeiros, especialistas em radiologia, equipamentos para realizar consultas, pequenas cirurgias e exames laboratoriais, além do fornecimento gratuito de medicamentos.
Há 12 anos, o navio mantém um convênio entre a Marinha e o governo do Estado de grande significado, especialmente para as populações ribeirinhas, que devido o isolamento são os que mais necessitam dos atendimentos.
Tribuna do Juruá – Dayana Maia