Foi assim desde a madrugada até o entardecer numa verdadeira peregrinação de parentes, amigos e colaboradores de vários lugares do Acre e do Brasil. Pessoas simples do povo, governadores, deputados, senadores, empresários todos misturados para saudar o final com sensação de missão cumprida: a vida de Orleir Cameli.
Políticos de todas as tendências homenageiam o ex-governadorfunebre
Evidentemente que não faltaram os políticos à celebração de corpo presente. Alguns amigos, outros parentes, além dos admiradores. Pelo menos 12 deputados da Aleac participaram do velório. O presidente Élson Santiago (PEN), nascido no Juruá, explica que a sessão ordinária fora suspensa para as homenagens ao governador. Lembra que foi seu secretário de Governo e reconhece os avanços e transformações sociais iniciadas por Orleir. A deputada Toinha Vieira (PSDB) que já foi prefeita de Sena Madureira emocionada declara: “Orleir ajudou a reconstruir Sena após uma alagação em 97. Ele deu aquele ombro amigo como gostava de dizer. Graças a Deus deixou o município ainda mais bonito do que era,” reconhece.
O empresário Narciso Mendes destaca a amizade que sempre teve por Orleir. “Ele foi diferente de todos os outros governadores por ter tido a coragem de interligar Cruzeiro do Sul a Rio Branco. Acho, inclusive, que esse trecho da BR 364 deveria se chamar Orleir Cameli para homenageá-lo.” O ex-deputado constituinte Osmir Lima, também ex-chefe do gabinete civil do governo Orleir complementa: “Ele conseguiu alimentar a idéia que até hoje permanece de que o Acre isolado nunca terá desenvolvimento.”
O deputado federal Flaviano Melo, que disputou a eleição de 1994 contra Orleir afirma: “Eu resumiria o sentimento das pessoas nessa Catedral de que Cruzeiro do Sul sem Orleir é uma cidade triste.”
Um dos melhores amigos do ex-governador, o conselheiro do TCE, Antonio Malheiros, garante que o principal legado deixado por Orleir é o exemplo de que é possível vencer desafios através do trabalho. “Ele é um exemplo para os jovens uma pessoa humilde, sincera que conseguiu ser vitorioso”.
Governador Tião Viana participa do funeral
Um pouco antes do início da missa de corpo presente o governador Tião Viana (PT) chegou para cumprimentar toda a família Cameli. Acompanhado pelos secretários Edvaldo Magalhães, Gildo César, do ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim (PT) e do atual, Marcus Alexandre (PT), além do senador Anibal Diniz (PT), o governador manifesta os seus sentimentos. Nunca esconde em seus discursos a gratidão a Orleir Cameli por ter iniciado o processo de pavimentação da BR 364.
O prefeito Marcus Alexandre não esconde a consternação da perda de um parceiro de trabalho. “Durante seis anos tive no Orleir um colaborador para a construção da BR quando eu era presidente do DERACRE. Era um trabalhador incansável que acordava de madrugada para conferir os trechos pavimentados da sua empresa. Uma grande perda para o Acre,” declarou.
Descanso eterno
Acompanhado do deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), o vice-governador do Amazonas José Melo, também veio trazer as homenagens a Orleir Cameli do povo do seu estado. Um longo dia em que a emoção tomou conta do coração de milhares de pessoas que terminou com o adeus no sepultamento no cemitério do Jardim da Paz, no bairro de Nova Olinda em Cruzeiro do Sul com as preces do irmão ministro da palavra de Nossa Senhora da Glória, Alberto Brito.
Juruá on line – Nelson Liano Jr.