Ícone do site Tribuna do Juruá

Parlamento estadual se desloca para Cruzeiro do Sul nesta quinta

Como parte da programação que celebra o cinquentenário do Poder Legislativo estadual, a Mesa Diretora da Aleac irá realizar uma série de sessões ordinárias em diversos municípios do interior como Cruzeiro do Sul e Sena Madureira. A primeira acontece na próxima quinta, 21, no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, e deve contar com a presença de autoridades locais, estudantes e da comunidade geral.

De acordo com o presidente Elson Santiago (PP), o objetivo é aproximar o Parlamento acreano das comunidades do interior e permitir que as pessoas dessas localidades saibam como funciona o Legislativo estadual. “As pessoas que geralmente estão distantes da capital e não sabem como os deputados trabalham poderão conferir ao vivo esse trabalho. Acredito que isso possa até mesmo fortalecer a democracia, já que acompanhando nossa atuação as pessoas poderão adquirir mais consciência política”.

A proposta tem apoio integral dos 24 deputados que veem no evento uma oportunidade de chegar mais próximo do interior e trazer as questões que são discutidas lá para o Parlamento estadual de forma mais eficaz. “É uma boa ideia porque o Legislativo está se aproximando da comunidade e assim a comunidade vai poder conhecer os parlamentares das diversas regiões que compõem nosso Acre. Será também uma oportunidade para que possam saber como são feitos os debates”, enfatizou o deputado Ney Amorim (PT).

Primeiro secretário da Casa, Amorim destacou ainda que a realização de uma sessão ordinária no interior permite que as pessoas que vivem lá possam ter consciência dos encaminhamentos que são dados a partir dos debates dentro da Assembleia Legislativa. “Aqui na capital as pessoas que vêm à Assembleia podem assistir aos debates e depois sabem que muitas leis e obras no Estado surgiram por causa da discussão que fizemos anteriormente. Mas no interior nem sempre as pessoas têm noção que obras como por exemplo a BR-364 e a ponte de Cruzeiro do Sul só foram possíveis porque os deputados discutiram e aprovaram os projetos de lei que as idealizaram e é isso que vamos mostrar com essas sessões no interior”.

Yuri Marcel

Foto: J. Simão

Agência Aleac

Sair da versão mobile