Ícone do site Tribuna do Juruá

Prefeitura realiza conferência municipal das cidades

Com o tema “Quem Muda a Cidade Somos Nós: Reforma Urbana Já”, a Prefeitura de Cruzeiro realizou ontem a Conferência Municipal das Cidades, que, depois de discussões e debates, escolheu delegados para a conferência estadual. O objetivo do encontro é elaborar políticas públicas voltadas ao futuro do município para a construção de uma cidade sustentável.

Na avaliação do assessor técnico da prefeitura, Rui Alves Pereira, a participação da população é de “extrema importância” para o fortalecimento do estado democrático de direito, uma vez que, segundo ele, é a oportunidade da sociedade civil opinar nas decisões das políticas públicas que beneficiam a cidade onde mora. “Aqui temos os mais diversos atores socais para democratização das decisões”, completou.

Entre os assuntos mais discutidos na reforma das cidades estão a mobilidade, o reaproveitamento dos resíduos sólidos, a habitação digna, o saneamento básico e o planejamento urbano. “Todos esses e outros temas serão a preparação para a 5 Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá em novembro, em Brasília”, informou o presidente da Câmara de Cruzeiro do Sul, Romário Tavares, destacando a participação maciça dos vereadores.

O encontro nacional, segundo o representante da Secretaria de Assuntos Institucionais (SAI), Adonay Brito, é para fortalecer e estimular a participação social e contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano, propondo a interlocução com a sociedade e gestores das três esferas de poder. “Depois iremos avançar na construção da política e do sistema nacional de desenvolvimento urbano, além de eleger membros para os conselhos das cidades”, disse.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Sair da versão mobile