O presidente do TCE-AC, conselheiro Valmir Ribeiro, participou do evento voltado para prefeitos, vereadores e gestores do Vale do Juruá. De acordo com ele, a previsão é que neste ano outros três seminários sejam disponibilizados pelo órgão para os gestores.
O presidente destacou que a lei de responsabilidade fiscal é um dos principais assuntos que devem ser debatidos com os gestores, para que possam ser evitados problemas futuros.
“A orientação é mais sobre a lei de responsabilidade fiscal. Vamos debater muito, nossos técnicos devem passar o dia todo conversando com os senhores gestores, colocamos eles a disposição diária de todos” enfatizou Ribeiro.
O secretário de finanças, Ivo Galvão, participou da atividade, e considera fundamental a realização deste tipo de ação para o desenvolvimento dos trabalhos a frente da pasta.
“O Tribunal de Contas sempre vem aos municípios em todo começo de gestão para prestar uma orientação técnica jurídica, para que os gestores junto com sua equipe possam fazer uma gestão cumprindo o ritual burocrático legal, para que possa errar menos, ou melhor dizendo, não errar. Para que se tenha conhecimento do que pode ou não ser feito pelos gestores”, enfatizou o secretário.
Os conselheiros Cristóvão Messias e Naluh Gouveia, e o procurador do Ministério Público de Contas, Mário Sérgio, além de técnicos do TCE também participaram do seminário. O encontro contou ainda com a participação do senador Gladson Cameli, do ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales e dos gestores atuais dos municípios de Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima. O prefeito de Cruzeiro do Sul Ilderlei Cordeiro destacou que as orientações são importantes para o desenvolvimento de uma boa gestão.
“O Tribunal de contas sempre inovando, trazendo informações do que podemos fazer a cada dia uma boa gestão, através das orientações, da parte jurídica, do que pode ou não ser feito, da prestação de contas também. O Tribunal de Contas é sempre parceiro, então quero parabenizar nosso irmão presidente Valmir Ribeiro, também o conselheiro Cristóvão pelo carinho de nos ajudar com as orientações e informações da legalidade com essa parceria do Tribunal de Contas e prefeitura, sendo uma responsabilidade de ambas as partes”, finalizou o prefeito Ilderlei Cordeiro.
Assessoria de Comunicação