Um clima de alegria tomou conta dos presentes já que a conclusão dos trabalhos era aguardada com ansiedade pela população que em casos de saúde tinha que procurar atendimento em outros postos de saúde ou mesmo no Hospital que fica distante da comunidade. São cerca de 4 mil pessoas que moram no bairro.
Segundo a secretária de saúde Lucila Brunetta as condições do antigo posto, eram precárias e não ofereciam as mínimas condições de atendimento a população. Desde sua passagem anterior pela Secretaria em 2006 que tinha o pensamento de um investimento para melhorar as condições do antigo posto, fato que veio a concretizar-se, somente na atual gestão. Com esta reforma e ampliação, um novo Centro de Saúde moderno e adequado aos moldes do Ministério da Saúde irá garantir qualidade e conforto no atendimento às pessoas que procuram o serviço dos profissionais de saúde diariamente: “Aqui era um posto em péssimas condições. Apesar do esforço dos profissionais, o trabalho não rendia. Agora nós teremos condições de ampliar o atendimento, teremos mais um médico atendendo isso sem contar que teremos uma unidade de saúde dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Uma das boas novidades é que nos tínhamos médicos aqui, alguns dias de manhã ou a tarde e agora teremos medico atendendo todos os dias, de manha e a tarde” afirmou Brunetta.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde Expedito Ribeiro reconheceu a ação da secretária Lucila Brunetta por ser determinada e decidida em suas ações. Segundo ele a realidade Brasil afora é bem diferente, com postos e hospitais fechando enquanto em Cruzeiro do Sul a prefeitura, amplia, reforma e constrói novos postos, levando a saúde mais próximo da população.
Maria das Graças, líder comunitária do bairro também destacou a importância do Posto de Saúde para a comunidade. Ela descreveu a situação e as dificuldades de um Posto de Saúde pequeno, desprovido de medicamentos e com escassez de profissionais para realizar o atendimento no segundo distrito. “Aquilo que a gente tinha aqui, fazia vergonha. Não dava nem pra chamar de Centro de Saúde. Não dava nem pra gente passar uma chuva lá de baixo. E hoje temos aqui, essa obra bonita. A equipe da prefeitura está de parabéns por essa obra construída aqui no nosso bairro”, destacou.
O deputado federal Gladson Cameli destacou a qualidade da obra que foi entregue a população e reafirmou seu compromisso com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, que tem mantido o município habilitado para receber os recursos do governo federal.“Estamos aqui pelo compromisso que temos com a nossa cidade. Os recursos para a melhoria deste posto eram de emenda do deputado federal Ilderlei Cordeiro e foram apadrinhados pelo nosso gabinete e nós trabalhamos para garantir o dinheiro na conta da prefeitura”, disse o deputado.
O prefeito Vagner Sales disse que um dos focos de sua administração é cumprir as metas do Ministério da Saúde que é fazer a saúde chegar mais perto da população. Sales lembrou que o Bairro do Miritizal é um dos mais populosos e há muito já merecia um investimento que garantisse melhor atendimento de saúde àquela população. “Esse posto é também um posto referência em Cruzeiro do Sul. Ele atende não só a população deste que é o maior bairro da cidade, mas também os nossos irmãos que chegam do interior, dos seringais e vilas. Estamos entregando um novo posto, totalmente reformado, com todos os equipamentos novos pra melhor servir a nossa população. Com esse são 11 postos que estamos entregando desde que assumimos a prefeitura e ainda temos 04 em fase de construção e mais 05 projetados para construir ” disse.
Impossibilitados de se fazerem presentes na inauguração os familiares do Dr. José Matheus, designaram o Diretor do Hospital, Dr.Marcos Roberto, para representá-los na solenidade. Dr. Marcos destacou a amizade e o respeito do médico, já falecido, pelo povo cruzeirense. “Dr Matheus é merecedor desta homenagem. Foi uma pessoa que exerceu sua profissão com muito amor e respeito pelo acre e principalmente pelo povo cruzeirense. Tínhamos um laço de amizade e mesmo quando ele não mais morava em Cruzeiro do Sul, sempre que tinha uma situação que a gente precisava de ajuda a um paciente ele sempre, com a maior alegria, estendia a mão e ajudava. Temos a certeza que muita gente foi atendida e muito bem atendida pelo Dr Matheus, por isso consideramos essa homenagem perfeitamente justa por tudo aquilo que ele fez por Cruzeiro do Sul”, finalizou.
Quem foi Dr. Mateus
O Centro de Saúde que foi entregue a população do Bairro Miritizal, recebeu o nome do Dr. José Matheus. Um médico mineiro que veio prestar serviço em Cruzeiro do Sul e durante o período em que aqui viveu, manteve estreita amizade com o povo. Foi agraciado com o titulo de cidadão cruzeirense pelos valorosos serviços prestado ao nosso povo. Pouco antes de falecer seu último desejo foi que seu corpo fosse cremado e suas cinzas fossem jogadas, nas águas dos Rios Môa, Juruá e Igarapé Preto, numa demonstração de carinho e respeito ao povo cruzeirense. Durante 12 anos Dr Matheus residiu e trabalhou em Cruzeiro do Sul.
Assessoria