Ícone do site Tribuna do Juruá

Prefeitura de Cruzeiro do Sul inaugura postos de saúde e anuncia novos investimentos

Além das inaugurações foi assinada ordem de serviço que tornará a saúde indígena do município modelo para o Brasil.

Acompanhados da secretária municipal de saúde Lucila Brunetta, vereadores, entre outras autoridades, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, ao lado do vice Mazinho Santiago, participaram durante este final de semana de solenidades para a entrega dos postos de saúde nas vilas Pentencostes e Lagoinha, zona rural de Cruzeiro do Sul.

O posto da Vila Pentencostes, localizada na divisa entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, foi construído em 1984 e nunca tinha passado por uma reforma. A unidade foi reconstruída com divisões mais espaçosas e recebeu um consultório odontológico, sala de vacina e novos equipamentos. O posto recebeu o nome de Francisca Ribeiro, em homenagem a uma das primeiras moradoras da comunidade que já completou 101 anos de vida. A idosa foi representada na solenidade pelo filho, Leôncio Ribeiro.

Trabalho semelhante foi realizado no posto da Vila Lagoinha, na BR-364, que atende moradores de dezenas de comunidades rurais. A unidade agora oferece todo conforto aos profissionais de saúde e usuários.

Depois do ato com os moradores da Vila Lagoinha, a equipe da Prefeitura seguiu para a Terra Indígena Katukina. No Pólo de Saúde recém construído pela administração municipal que é considerado modelo para a Região Norte, os indígenas se reuniram para receber uma notícia ainda melhor. O prefeito Vagner Sales, assinou a ordem de serviço para a construção de uma segunda etapa da unidade.

O posto de saúde da terra indígena Katukina foi inaugurado no segundo ano de administração do prefeito, Vagner Sales. Nele, os mais de 600 índios têm atendimento 24 horas por dia. O modelo bastante avançado é considerado um exemplo para a Região Norte do Brasil, mas a construção da segunda etapa fará da unidade um modelo para o País e um desafio a ser alcançado pelos outros 35 pólos de saúde indígena existente no Brasil, segundo a afirmação do chefe da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) do Juruá, José Francisco Armando.

“Queremos agradecer tudo que administração municipal tem feito pela saúde indígena. Esse contato com o prefeito de Cruzeiro do Sul nos orgulha muito, tem atendimento 24 horas com duas viaturas e ainda está vindo pra cá uma nutricionista. Com a construção de mais essa etapa será um modelo inédito no Brasil”, comentou o representante da Sesai.

O prefeito Vagner Sales diz que os investimentos na saúde é uma das prioridades de sua administração, por isso, seis postos já foram reformados e nove construídos até agora. “Atualmente temos 20 unidades que prestam serviço tanto para a população de Cruzeiro do Sul como para os municípios vizinhos, inclusive do Amazonas, porque somos uma cidade pólo. Queremos que a atual gestão do município fique marcada como a que mais centros de saúde construiu. O mais importante é que não estamos apenas construindo, mas também equipando as unidades e para isso temos recebido recursos do Ministério da Saúde”, comenta o prefeito.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, Expedito Ribeiro, entidade responsável em fiscalizar as ações de saúde, disse que enquanto em grandes centros do país muitas unidades estão fechando as portas, Cruzeiro do Sul tem avançado investindo na modernização das unidades e construindo novos postos que tem aproximando cada vez mais o serviço da população. “Como representante do SUS ficamos muito felizes com esses avanços que dão cada vez mais oportunidade a população em ter acesso ao Sistema Único de Saúde”, finaliza.

[nggallery id=24]

Assessoria

Sair da versão mobile