Ícone do site Tribuna do Juruá

Prefeitura de Cruzeiro do Sul realiza Festival de Danças Caipiras

Durante os dias 27, 28 e 29 de Julho a Prefeitura de Cruzeiro do Sul realizou com sucesso o Festival de Danças Caipiras, na Praça do Centro Cultural. Durante três dias, milhares de pessoas participaram com entusiasmo da festividade organizada pela Secretaria Municipal de Cultura com apoio direto da Secretaria Municipal de Ação Social e Secretaria Municipal de Obras.

Um espaço bem organizado e ornamentado a caráter foi montado e disponibilizado gratuitamente para grupos e instituições que durante os três dias colocaram a venda para a população que participou da festa, as tradicionais comidas típicas. Sem a autorização para a venda de bebidas alcoólicas no âmbito do evento, a festividade tornou-se um espaço agradável, que garantiu a presença das famílias que animaram as três noites do Festival.

Ao todo oito quadrilhas concorreram ao titulo de campeã, tendo ocorrido na sexta e no sábado, duas eliminatórias com a grande final no domingo numa disputa entre duas quadrilhas da cidade de Guajará/AM e uma de Rodrigues Alves/AC. Após belíssimas apresentações a mesa julgadora do festival apresentou o seguinte resultado. Em terceiro lugar a quadrilha Rastapé de Rodrigues Alves. Em segundo a quadrilha Escapole de Guajará/ AM e sagrando-se a grande campeã a quadrilha Deu no Aro também da cidade de Guajará/AM.

Segundo o Secretário Municipal de Cultura, Neto Vitalino, que também responde pela pasta da Comunicação do município, o objetivo do festival foi amplamente alcançado já se tratava do resgate de uma das tradições que andava um pouco esquecida pelo poder publico, mas que a atual administração tem buscado trazer a tona, proporcionando lazer e entretenimento sadio às famílias cruzeirenses.

Vitalino explica que essa e outras atividades que a Prefeitura tem realizado tem tido o apoio da população porque além de garantir diversão gratuita, se promove um resgate daquilo que já existiu mostrando as novas gerações que é possível reunir o povo em praça pública com alegria e animação, ornamentando o centro da cidade e proporcionando bem estar a todos que participam da festa. O secretário explicou ainda que devido a grande procura por espaço para a venda de alimentação durante o festival, a prefeitura estuda a possibilidade de, após as festividades do Novenário, montar um espaço alternativo nos finais de semana, durante o verão, para manter uma feirinha de comidas típicas nos finais de semana, para atender a população que aprovou o bom gosto e a higiene que esteve presente, tanto na organização quanto nos participantes que ofereceram uma alimentação de boa qualidade durante o Festival.

Sair da versão mobile