O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, durante primeiro mandato investiu na aquisição de equipamentos e determinou à Secretaria Municipal de Agricultura, que colocasse em prática diversas ações voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável do município.
O resultado superou todas as expectativas. Em apenas quatro anos foram adquiridos 11 tratores de pneu (Girico), que contribuíram para a aradação de mais de 5 mil hectares de terras. Além disso, o município ganhou mais 30 novos micro tratores, frente aos três inservíveis que a Prefeitura possuía.
Desde que assumiu a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales se esforça para concretizar um antigo sonho em prol daqueles que querem produzir, trazendo a força do executivo pra dar viabilidade nos recursos, como a aquisição de máquinas e a contratação de técnicos e agrônomos para acompanhar, orientar e desenvolver mecanismos juntos aos agricultores.
“O objetivo principal é produzir mais e com qualidade. Por isso investimos na aquisição de 18 barcos para transporte da produção ribeirinha de graça e a cobertura de 90 % dos ramais com escoamento da produção, através de caminhões próprios e alugados. Além dos investimentos na área da piscicultura, por meio da escavação centenas de tanques para criação de peixe. Recentemente também inauguramos a Central de Comercialização. Tudo isso demonstra o nosso comprometido em buscar cada vez mais apoio e incentivo na realização de todos os projetos que visam ajudar o homem do campo que por tanto tempo viveu esquecido”, ressaltou Sales.
Neste ano, a mecanização começou ainda mais cedo. Os tratores estão em ação desde o dia 14 de abril. Nessa primeira etapa, 12 comunidades rurais recebem total acompanhamento da Secretaria Municipal de Agricultura.
De acordo com o técnico de campo, Jorge Leite, e forma de atendimento feito aos agricultores está dinamizando o serviço, através da redistribuição dos equipamentos de aragem nas principais comunidades que apresentam plenas condições ao plantio.
Paralelo às ações em execução, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul também desenvolve um projeto com foco no plantio direto, ou seja, sem o uso de grades aradoras, preservando o solo por meio da eliminação total do uso do fogo, melhorando e preservando a fertilidade do solo, e reduzindo de modo significativo a mão-de-obra do produtor rural.
[nggallery id=116]