No calendário estão as ações do Protocolo de Cruzeiro do Sul sobre Fogo: prevenção, combate e alternativas ao seu uso, incluindo campanhas educativas de sensibilização e prevenção, a vigilância e monitoramento e combate a queimadas urbanas, por meio de palestras e rondas diárias nos bairros. As atividades se estenderão até outubro.
Na programação de palestras, destaca-se uma capacitação coordenada por Denyse Gomes Mello, PhD Candidate, para estagiários e voluntários para o levantamento de informações Socioeconômica e Ambiental, que darão subsídio para o Plano de Gestão da Área de Relevante Interesse Ecológico-AIRE Japiim-Pentecoste. Este processo tem como órgão gestor a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e coordenado pela Empresa de serviços de Tecnologia e Manejo Florestal (TECMAN), numa parceria entre as prefeituras de Cruzeiro do Sul e Mâncico Lima.
Também está prevista a I Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente, que acontecerá no dia 11 de julho, no Seminário Menor, promovido pelas secretarias de municipais de Meio Ambiente de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves. O objetivo do evento é dar subsídio para a realização da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente contribuir, além de constribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e do Plano Estadual de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PEGIRS).
Tribuna do Juruá – Jorge