De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, para começar as aulas, seria necessária a contratação imediata de 190 professores. O processo de seleção desses servidores, que teria encerramento em fevereiro, teve o andamento interrompido por determinação do Tribunal de Contas do Estado.
Segundo o secretário Zequinha Lima, o município já apresentou as justificativas ao TCE solicitado aval para dá continuidade ao concurso, no entanto até esta sexta-feira não obteve nenhuma reposta.
“Apresentamos todas as explicações necessárias. Informamos que não estamos criando novos cargos para o município, mas sim preenchendo que foram deixados pelos servidores provisórios que encerram seus contratos no final do ano passado. Explicamos que não tem como iniciar o ano letivo sem a contratação de novos professores. Mas até agora não tivemos uma resposta do TCE para a liberação do concurso” – Afirmou Zequinha.
Com o objetivo de evitar uma demora ainda maior para o início das aulas nas escolas municipais, a Procuradoria Geral do município entrou com o pedido de Liminar, nesta quinta-feira (02) solicitando autorização para concluir o processo seletivo simplificado. O secretário garante que, logo que o concurso seja liberado, os novos servidores serão contratados e as unidades e ensino entrarão em funcionamento.
“Já temos inclusive o resultado do concurso, mas não podemos divulgar por conta dessa recomendação do TCE. Falta apenas a prova prática dos candidatos que disputam as vagas de motoristas, mas já conversamos com a Ciretran que colocou os técnicos à disposição para realizar os testes. Então, assim que tivermos uma decisão ou da justiça ou TCE, faremos a conclusão do certame e em seguida a contração para iniciarmos o ano letivo. Nosso objetivo é começarmos as aulas no dia 15 de março” – informou Lima.
Tribuna do Juruá – Dejalcimar Rogério