Ícone do site Tribuna do Juruá

Primeira empresa de incineração resíduos, do Acre, entra em funcionamento

Um projeto inovador no estado do Acre, desenvolvido pela empresa Liberdade Ambiental, entrou em funcionamento no inicio deste mês. Com instalações na Vila Santa Rosa, em Cruzeiro do Sul, o empreendimento vai possibilitar a incineração de todo o resíduo produzido nas unidades de saúde, portos, aeroportos, lixo industrial e o resíduo da agropecuária de todos os municípios da região do Juruá.

A iniciativa é do empresário Rodrigo Schommer que mora há 10 anos em Cruzeiro do Sul e percebeu as dificuldades das prefeituras, indústrias e outros estabelecimentos para dá um destino adequado para o lixo. Os investimentos começaram em 2012 com a aquisição de uma máquina de alta capacidade e a regulamentação para que o projeto tivesse todas as licenças necessárias para entrar em operação obedecendo às normas ambientais.

“Vimos a carência e a dificuldades que os municípios do Juruá tinham em eliminar os resíduos da área  da saúde. Então tivemos essa ideia e fomos atrás da condições para desenvolver esse projeto” –  disse o proprietário.

Depois de tudo documentado e o equipamento instalado, a emprese entrou em fase de teste e, no início deste mês, teve a devida aprovação pelos órgãos ambientais e passou a operar em perfeito estado de funcionamento. Todo o processo de incineração é automatizado. A máquina tem capacidade de incinerar cerca de 300 quilos de resíduos por dia.

O proprietário da empresa afirma que todo o projeto foi desenvolvido com a preocupação de evitar qualquer tipo de impacto ambiental. Nesse sentido, todo o processo de combustão é feito em temperatura de 800 a 1300 ºC o que resulta na redução de todos os produtos incinerados em 98%. Através de um sistema de lavagem, toda fumaça passa por um processo de limpeza que, além de reduzir o volume, evita que qualquer elemento tóxico seja lançado na natureza.

“Nosso equipamento faz toda destruição do material orgânico, dos agentes patológicos e dos resíduos industriais que contaminam o meio ambiente” – garantiu Schommer.

O empresário afirmou que já começou a firmar algumas parcerias com prefeituras e empresas da região e pretende ampliar os investimentos para outros municípios do estado. Ele revelou que seu objetivo é instalar outro equipamento com a mesma capacidade em Rio Branco. A empresa Liberdade Ambiental também trabalha com a reciclagem e se compromete e contribuir para que as prefeituras municípios possam incentivar a coleta seletiva e cada município.

Tribuna do Juruá

Sair da versão mobile