Ícone do site Tribuna do Juruá

Quarta Zona Eleitoral ganha cerca dois mil novos eleitores

O Tribunal de Justiça Eleitoral do Acre ainda não publicou os dados oficiais do último cadastro de eleitores que se encerrou no dia 09 deste mês. Mas as informações preliminares apontam para um acréscimo em torno de dois mil eleitores na Quarta Zona Eleitoral que compreende os municípios de Cruzeiro do Sul, Mancio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Apesar de operar com um dos mais modernos sistemas eleitorais do mundo, a Justiça Eleitoral do Brasil ainda não conseguiu superar as barreiras geográficas que dificultam o processamento das informações coletadas nas regiões de difícil acesso. Desta forma, o registro de eleitores que moram em locais, como a Serra do Moa, por exemplo, onde se realiza processo itinerante para o cadastramento, ainda é feito em formulário de papel e, para todos os dados sejam transferidos para um sistema digital, demanda de tempo.

Por esta razão, ainda não foram divulgados os dados oficiais do cadastramento dos eleitores para as eleições deste ano. No entanto, no Cartório de Cruzeiro do Sul, onde são processados todos os dados dos cinco municípios da Quarta Zona Eleitoral, o serviço está em fase de conclusão e já é possível se ter uma noção do aumento no número de eleitores.

Nas eleições de 2010, o número girava em torno de 82 mil eleitores aptos a votar nos cinco municípios. Com os novos cadastrados, esse número subiu para quase 84 mil eleitores. Desses, a maioria tem domicilio eleitoral em Cruzeiro do Sul que agora agrega um colégio eleitoral com 49.929 eleitores.  Mâncio Lima possui o segundo maior colégio eleitoral com 10.587 eleitores. Seguido de Rodrigues Alves com 9.526 e Marechal Thaumaturgo com 8.508. O município de Porto Walter, entre todos da região do Juruá, é o menor em número de cidadãos aptos a votar com 5.360.

O chefe do Cartório Eleitoral de Cruzeiro do Sul, Wesley Amin, afirmou que cerca de 70% dos novos eleitores da região são jovens entre 16 e 18 anos de idade. Amin explicou que a partir de agora não é mais possível cadastrar novos eleitores para a eleição deste ano. O chefe do Cartório esclareceu ainda que, todos que se cadastraram, exceto os idosos e analfabetos, são obrigados a votar.

Tribuna do Juruá – Mazinho Rogério

Sair da versão mobile