Ícone do site Tribuna do Juruá

Ramais do Povo: algumas conquistas são méritos dos trabalhadores rurais

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul (STR/CZS), João ‘Todo Feio”, declarou que os dez quilômetros de asfaltos feitos no Ramal 3 e alguma intervenções em trechos críticos de alguns ramais são méritos das organizações e mobilização dos trabalhadores rurais. “Quando o governo anunciou 5.000 quilômetros de beneficiamento de ramais, com ações de melhorias em bueiros, pontes, criando bases para pavimentações no futuro, fizemos a nossa planilha e, em assembleia, apresentamos as nossas reivindicações”, lembrou sindicalista.

O que o líder sindical disse, também, que a ideia do programa foi oriunda do movimento rural. “Primeiro, apresentamos a proposta de incluir o beneficiamento das agrovilas no programa Ruas do Povo. Depois, decidimos que era a hora de exigir um programa que garantisse acesso de verão a inverno, naquilo que seria uma recuperação diferenciada de todos outros programas implementados”, disse ele.

Com o programa, iniciado em junho deste ano, a Secretaria de Produção Agroflorestal e Agricultura Familiar (Seaprof) agora pode se comprometer em oferecer alternativas sustentáveis em programa de inclusão, tendo como beneficiários os pequenos agricultores, que fizeram um acordo conhecido como ”Fogo Zero”. A Seaprof ofereceria apoio às atividades econômicas sustentáveis e o escoamento da produção.

Metas do Ramais do Povo: investimentos de R$ 77,156 milhões; piçarramento – 114,53 quilômetros; pavimentação – 42 quilômetros; abertura de Ramais – 189 quilômetros; melhoramento – 4.700 quilômetros; pontes – 2.920 metros; e bueiros – 16.521 metros;

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Sair da versão mobile